Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Diabetes 2010

A Federação Internacional de Diabetes (IDF) lançou no dia 14 de maio a sua campanha do Dia Mundial do Diabetes com o slogan "Vamos controlar a diabetes. Agora."

Liderado pela Federação Internacional de Diabetes e pelas suas associações membros, o Dia Mundial do Diabetes é comemorado todos os anos no dia 14 de novembro. Criado em 1991 pela IDF e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para solucionar questões relacionadas com a ameaça crescente que o diabetes apresenta em todo o mundo, atinge uma audiência global de mais de 1 bilhão de pessoas. O Dia Mundial do Diabetes se tornou um dia oficial das Nações Unidas em 2007.

O slogan deste ano continua em linha com o foco de cinco anos da campanha (2009-2013) sobre Educação e Prevenção do Diabetes. Para o Dia Mundial do Diabetes de 2010, a campanha irá se basear nas realizações do ano passado reforçando a conscientização global sobre o diabetes e capacitando as pessoas para serem mais ativas e controlarem a sua saúde para evitarem a doença e as suas complicações.

Slogan oficial da campanha, em inglês.

"O Dia Mundial do Diabetes é sobre mobilizar a comunidade global do diabetes para produzir uma voz poderosa para a conscientização sobre o diabetes. Queremos que todas as pessoas interessadas tomem as medidas necessárias para controlaram uma epidemia que afeta a vida de mais de 300 milhões de pessoas no mundo hoje", disse Jean Claude Mbanya, presidente da IDF.

Para o público em geral e pessoas que correm alto risco de terem diabetes, a campanha tem como foco promover a conscientização sobre o diabetes e disseminar ferramentas para a sua prevenção. Para as pessoas com diabetes, o foco será de disseminar ferramentas para melhorar o conhecimento sobre a doença para melhor entendê-la e evitar complicações. Para os governantes e os responsáveis pelas leis, os esforços serão de comunicar as implicações com custos eficientes das estratégias de prevenção do diabetes e promover a educação sobre o diabetes como um componente essencial para o seu cuidado e tratamento.

Acesso à educação para todos
O diabetes impõe demandas que duram a vida toda nas pessoas vivendo com o diabetes e em suas famílias. Como as pessoas com diabetes são responsáveis por 95% do seu próprio cuidado, é de importância primordial que recebam educação contínua e de alta qualidade sobre o diabetes que atende as suas necessidades e oferecida por profissionais de saúde especializados. Uma meta importante da campanha do Dia Mundial do Diabetes é estabelecer acesso à educação sobre o diabetes como um direito para todas as pessoas vivendo com a doença.

Teste do Círculo Azul - Conheça os Fatores de Risco
No momento, o diabetes do tipo 1 não pode ser evitado. Os causadores ambientais que podem gerar o processo que resulta na destruição das células que produzem insulina no corpo ainda estão sendo investigados. O diabetes do tipo 2, entretanto, pode ser prevenido em muitos casos ajudando e incentivando aqueles que correm risco para manterem um peso saudável e fazerem exercícios regularmente.

A campanha do Dia Mundial do Diabetes de 2010 verá o lançamento de uma nova e empolgante iniciativa - "Teste do Círculo Azul" - para promover o conhecimento sobre os fatores de risco do diabetes do tipo 2 e mostrar as medidas positivas que podem ser tomadas para reduzir o risco para a pessoa. A iniciativa consistirá de componente na Internet e offline.

Chamando Atenção para o Diabetes com Luz
Outra função importante da campanha será a continuação do Desafio do Monumento Azul de grande sucesso. Nos últimos anos, mais de 1.000 monumentos do mundo todo foram iluminados em azul para chamar atenção para o diabetes e o Dia Mundial do Diabetes, verdadeiramente iluminando o diabetes. Neste ano o vínculo entre as luzes e o diabetes será reforçado incentivando a comunidade global do diabetes a usar as luzes azuis como um meio para todas as atividades e eventos de base relacionados com o Dia Mundial do Diabetes.

"As luzes azuis são uma parte muito importante da nossa mensagem de conscientização e essenciais para o estabelecimento do círculo azul como um símbolo global do diabetes, mas o Dia Mundial do Diabetes é também um catalisador para eventos que irão beneficiar a todos de uma maneira geral", disse Ann Keeling, CEO da IDF.

Sobre o Dia Mundial do Diabetes
O Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14 de novembro, uma data que foi escolhida para comemorar o nascimento de Sir Frederick Banting, um dos pioneiros em pesquisa sobre o diabetes. Um dia oficial das Nações Unidas, O Dial Mundial do Diabetes é representado pelo logotipo de um círculo azul que é o símbolo mundial do diabetes. A campanha do Dia Mundial do Diabetes conta com o apoio de 15 parceiros oficiais: Abbott Diabetes Care, AstraZeneca, Boehringer Ingelheim, Boston Scientific, Bristol-Myers Squibb, LifeScan, Eli Lilly, Medtronic, Merck Sharp & Dohme (MSD), Novartis, Novo Nordisk, Pfizer, Roche, Sanofi Aventis e Takeda.

BRUXELAS, BÉLGICA - (Marketwire - May 14, 2010)

Conte para o GAAD o que o diabetes significa para você e para sua vida. A melhor resposta levará um glicosímetro doado ao grupo.

Campanha encerrada.


Regras:
  • Limita-se um comentário por pessoa.
  • A mensagem enviada deverá ser escrita nos comentários da página da campanha, no blog do grupo.
  • Os custos de envio ficarão por conta do ganhador da campanha.
  • O aparelho de medição doado é da marca Accu-chek, modelo Active.
  • O encerramento da campanha será no dia 14 de novembro de 2010.
  • Os relatos enviados poderão ser usados pelo grupo posteriormente.

Comentários

  1. Jobson Luz dos Santos30 de outubro de 2010 às 22:54

    O diabetes fez com que, há alguns anos atrás, eu pudesse ter uma visão diferenciada de minha mãe que já é diabética há mais de 30 anos. Antes minha visão era grosseire, ou seja, uma visão com pré-conceitos, estes deturpados da pessoa diabética. E tendo como "case" minha mãe, descobri que o ser diabético é especial e ao mesmo tempo uma pessoa igual às demais. Por isso,cada dia que passa amo ainda mais minha mãe e o diabéte só nos aproximou. Diabétes é uma vida diferenciada e não o fim da vida.

    Jobson Luz
    Aracaju,SE

    Obs: Sou filho de uma diabética

    ResponderExcluir
  2. Diabetes significa uma pausa para a reflexão da vida, no sentido de termos a possibilidade da auto-avaliação para um desenvolvimento saudável. De maneira que DEUS, durante os séculos, vem escolhendo pessoas(que as considera especiais) para disseminar a importância da mudança de hábito para melhor qualidade de vida. Somos então, os voluntários de DEUS...É isso!
    Ricardo Marcondes (SP)

    ResponderExcluir
  3. O Diabetes em minha vida em um primeiro momento siginificou uma possibilidade de ressignificação: da minha saúde, dos meus pensamentos, da minha vida como um todo. Não vou dizer que foi fácil me deparar com uma doença que até o presente momento sabemos ser pelo resto da vida... Mas hoje o diabetes significa para mim uma oportunidade: oportunidade de saber que sou capaz de lidar e conviver com situações na vida que jamais pensei que tivesse capacidade.

    ResponderExcluir
  4. Diabetes significa viver denovo, significa q sou forte e capaz de superar muita coisa, e q ainda sou capaz de fazer muita coisa, Deus me deixou viver por 8x (superei 8x em CTI).... Diabetes significa nascer denovo!!
    Jocielma Dias- Campos dos Goytacazes/RJ

    ResponderExcluir
  5. Vera Maria Alcantara Puggina31 de outubro de 2010 às 12:31

    O diabetes faz parte da minha vida e a ele agradeço pelas muitas informações que adquiri ao longo desses 51 anos de convivência com essa doçura. Atraves dele cheguei ao ser mais Superior - o nosso Deus amado - que nos conforta, nos propicia a força que necessitamos em todos os momentos. Confesso que sou agraciada por este grande encontro e aos amigos que, ao longo dos anos me chegaram atraves do grande amigo Diabetes.

    ResponderExcluir
  6. Diabete significa uma imensa vontade de viver.
    De aproveitar cada segundo, perdido por uma crise.
    De buscar a felicidade nas pequenas coisas e nas pessoas que nos cercam. De saborear cada alimento, com gostinho de que quero viver mais e mais.

    Sou Jhenyffer Ramos e tenho 12 anos (SC)

    ResponderExcluir
  7. Estar com diabetes significa que agora mais do que nunca preciso me cuidar. Algumas privações,limitações,vontades,mas nada que me impeça de ter uma vida com qualidade e cheia de alegrias.

    ResponderExcluir
  8. O diabetes para mim é algo bastante triste, porque ainda estou em fase de negação. Convivi com uma diabética por muitos anos , mas jamais me vi sendo portadora desta doença. Ainda estou abalada, iniciando a busca por ajuda. Preciso de apoio, preciso de atenção. Na verdade estou com medo, porque em tudo que se lê , vê-se que o diabetes é uma doença insidiosa que pode matar. è como viver com o inimigo. Sei que estou muito arrependida, por não ter feito nada para ter evitado isso. sei que quando deveria ter sido orientada claramente , desde a infância e na adolescência não fui. Penso que por isso ingressei numa vida desenfreada na fase adulta e hoje me sinto Flagelada e fragilizada. Peço desculpa por este desabafo, mas é a primeira vez que alguém abriu o espaço e me deu o direito de dizer como vejo este monstro que se apoderou de minha vida, o diabetes. Porque agora não sou mais eu . Sou uma diabética. Tudo mudou pra mim.Nem sei se vale a pena fazer algo. nem sei o que posso fazer por mim. Não sei o que a sociedade, a saúde pública pode fazer por mim além de me dizer que não coma doce, e me dar comprimidos pra tomar.Desculpe, mas se pudesse daria qualquer coisa pra voltar atrás e não ser diabética hoje. Estou triste, muito só, de luto mesmo. perdoe-me as pessoas que valorizam a doença e os doentes, eu não; aliás os doentes são vítimas, de tudo, inclusive do preconceito que todo doente crõnico tem. Todos parecem ter "dó", do pobrezinho do diabético. è possivel fazer algo por nós. Algo que resolva de verdade? Busquem a nossa cura pelo amor de Deus. Ouçam meu grito de dor!!!!

    ResponderExcluir
  9. Luisa Alves

    A Diabetes para mim desde o seu diagnostico passou a funcionar como um despertador...não só para uma determinada hora mas para as 24 horas do dia. A Diabetes funciona um pouco como um lembrete de que não nos podemos descuidar.Viver a vida da melhor maneira possivel com muita força de vontade de vencer à diabetes e conseguir os melhores resultados esse será sempre o objectivo na luta contra esta doença. No final acredito que a vencerei....só tenho que não desistir e continuar a lutar para os bons resultados sempre alcançar.. É uma luta.., mas dá-nos forças para nunca desistir.

    ResponderExcluir
  10. A Diabetes significa para mim. Levar uma vida saudavel uma vida normal com uma alimentacao regradas e uma vida cheia de energias para correr maratonas ou seja o diabetes fez de mim , um atleta amador , eu diabetico a 27 anos.

    ResponderExcluir
  11. SILVANA LUCIO
    MINHA DIABETE E MUITO FORTE EU ACORDO TODO A NOITE PARA IR NO BANHEIRO ME DEIXA INRRITADA E NERVOSO E TEM VEZ QUE A MINHA DIEBETE FICA MUITO ALTA AI ME DEIXA MUITO MAL O QUE EU PODERIA FAZER SOBRE ISSO ?

    ResponderExcluir
  12. O diabetes significa pra mim, uma nova fase, uma nova vida... Significa lutar e nunca desistir.
    Pensando e agindo assim consigo ver um futuro para meu filho.

    ResponderExcluir
  13. Ser doce no sangue e na alma. o Doce é minha morte mas é minha vida, sempre me salva nas horas em que empresto muito essa doçura. Já que passou a fazer parte da minha vida, espalho essa doçura com carinho, cuidado,amor,compreenção,conhecimento a cada dia para com ela.Então é doce assim, a minha vida diabetica.Eliane C Rodrigues-ECR 62-81385471

    ResponderExcluir
  14. Diabetes para mim significa lutar pelo filho que gero no ventre, para que por minha causa não venha a desenvolvê-lo.

    ResponderExcluir
  15. Rosangela Rocha.
    Descobri a doença a quase tres anos, cuidei de um diabético por seis anos e jamais pensei que iria sofrer do mesmo problema.No início os sintomas eram terríveis e os remédios me faziam muito mal,mas Deus capacitou a cada um de nós para lutar e vencer,pois há pessoas presas a uma cama em estado terminal e isso é incompavelmente pior que a diadétes que pode ser tratada e controlada,jamais me apossei dessa doença,tratando-a como minha,mas também não a ignoro, hoje faço caminhada,dieta,acompanhamento médico e estou superando aos poucos,o mais triste não é descobrir a doença,mas sim,se entregar,se desanimar e entrar numa atitude de lamento profundo, isso nos abate e enfraquece nossas defezas físicas e emocionais.Com muito amor e carinho por todos,espero ter podido ajudar alguém a se fortalecer,se levantar e lutar,pois só se vence lutando; Deus os abençõe da mesma maneira que tem me abençoado.Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Prezados (as):

    Sei que a campanha foi encerrada, no entanto, quero manifestar o meu posicionamento sobre a questão e em especial gostaria de estender esse posicionamento à colega Danielle.
    Danielle você não deve se culpar por se sentir tão mal assim. Diabetes nos deixa assim mesmo, com raiva, MUITA RAIVA. E é perfeitamente natural setirmos raiva e muita revolta, no entanto, posso dizer a você que tudo nessa vida passa, claro que a diabetes não acabará, mas não podemos olhar a vida com amor, viu? Tente fazer isso; não é fácil eu sei. Mas precisamos tentar, sempre. Se você quiser manter contato para conversarmos sobre esses assuntos chatos para darmos socos nesse asunto e trocarmos ideia, estou á disposição. Na verdade, preciso de alguém amigo que não sinta pena mas que saíba conversar sobre o assunto e que entenda aqueles dias que estamos de saco cheio do mundo.
    Se vc tiver um tempinho e quiser falar comigo, fique super a vontade.
    E-mail: magaleno@usp.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!

Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de