Pular para o conteúdo principal

Depoimento de Laís Ribeiro Vargas

Laís Ribeiro Vargas tem 16 anos, mora em Belo Horizonte/MG e é diabética tipo I.
Indisposição, mau humor, preguiça, sede, desanimo, fome. Era como eu me senti durante um bom tempo. Brigava constantemente com minha família devido o mau humor, chegava a dormir até 15 horas por dia. Mas eu sempre acreditei que tudo isso era somente uma fase de cansaço. Depois de alguns dias, estava lendo e percebi minha visão muito embaçada e não existia creme no mundo que fizesse com que minha pele ficasse hidratada. Até certo dia que emagreci 7 kg de uma vez só, quase de um dia para o outro, e então minha mãe, que é enfermeira, me levou até o hospital dia 31/10/08. Lá diagnosticaram que eu era diabética tipo 1. Chorei muito, como nunca na vida. Achei que iria morrer afinal eu sabia pouquíssimo sobre Diabetes. Minha ignorância fez meu mundo desabar. Tive algum dia de revolta, de me perguntar se eu merecia isso, faltava apenas 1 semana para o meu aniversário e minha festa já estava toda planejada, mas com muito apoio da minha família e amigos essa fase passou. Minha família sofreu em silencio, principalmente meus pais. Eles queriam demonstrar a força enorme que eles sempre tiveram e o amor que sentiam por mim, sempre dizendo que eu teria uma vida normal. E realmente eu tenho, alias, acho que tenho uma vida ainda melhor que muita gente que não é diabético. Nesses dois meses que convivi com minha diabetes muita coisa mudou. A rotina mudou. Mas levo uma vida mais saudável e feliz. Ser diabético não é tão impossível quanto todos me diziam. Fiquei surpresa e feliz com minha reação. Achava que eu nunca iria aceitar, mas hoje me sinto bem. Na verdade me sinto agradecida, fico pensando nas pessoas que não tiveram oportunidade de obter toda essa tecnologia que uso no meu dia-a-dia, que torna o controle muito mais fácil, além de todos esses alimentos diet que existem que poucos anos atrás, não existiam no mercado. E também penso naquelas pessoas que não tem condições financeiras de comprar medicamentos, e acabam ignorando o diabetes. Uma pena. Hoje com 16 anos acredito que Deus entrega a cada um de nós somente a carga que somos capazes de carregar. Ser diabético é ser forte!

Comentários

  1. Com certeza Laís, Deus entrega á todos nós uma missão... E a dos diabéticos é ter uma grande determinação e muita esperança a cada dia vencido! Parabéns pela consciência (: beeijos

    ResponderExcluir
  2. oi Lais.
    Um dia uma diabética me disse: Deus escolhe os mais fortes para serem diabéticos!!!
    e acredito que seja isso mesmo.
    e acredito tb que esta´no caminho certo: acreditando em Deus e agradeçendo pelo que vc tem condições de fazer por vc.
    Abs e continue em frente. Sorria, sorria e sorria.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Lais! É isso mesmo, a diabetes não é o fim do mundo e só os fortes (principalmente de cabeça), saem vitoriosos com uma vida boa, sem sofrimentos.
    O apoio da família é muito importante, estão todos de paparbéns ai.
    Bjo enorme!

    ResponderExcluir
  4. Ola pessoal! Obrigado pelo apoio!! e parabenizo vcs tmb pela grande forca! porque acredito que uma pessoa que encoraja a outra é extremamente forte e vitoriosa! Todos nós somos vitoriosos. Que Deus ilumine os nossos longos e felizes caminhos. =D Beijos!

    ResponderExcluir
  5. você deve acreditar que Deus nos traz coisas boas e não que ele traz doenças. as doenças não escolhem as pessoas, nós somos falhos e temos doenças. qualuqer um pode ter diabétes. mas dizer que Deus é o responsável... eu digo que vc precisa conhecê-lo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!

Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).

Postagens mais visitadas deste blog

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de