Pular para o conteúdo principal

Gripe A (H1N1): Cuidados extras para pacientes com diabetes

Não há mais dúvidas: as pessoas com diabetes encontram-se entre os grupos de risco da nova gripe, popularmente chamada de gripe suína. Em recente comunicado à população, o Ministério da Saúde esclareceu que as outras categorias de pacientes que podem apresentar mais dificuldades para controlar a doença causada pelo vírus H1N1- evoluindo para um quadro mais grave - são os idosos, crianças menores de dois anos, gestantes, indivíduos com doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica, deficiência imunológica e obesos mórbidos.

O mesmo vale para a gripe comum. Isso porque, todos os anos, milhares de pessoas falecem devido a complicações do vírus sazonal. Somente na cidade de São Paulo, em 2008, mais de 6.300 pessoas morreram com quadros graves da influenza comum. Portanto, mesmo a gripe costumeira pode ser uma doença fatal.
"Embora indivíduos sadios também possam apresentar uma evolução mais agressiva, algumas pessoas são mais suscetíveis a infecções e apresentam uma evolução complicada com maior frequência, como os pacientes com diabetes e quem tem mais de 65 anos. Por isso, é recomendado que as pessoas classificadas nos grupos de risco recebam a vacina anualmente" - esclarece o endocrinologista Antonio Marcondes Lerario.

Controle Glicêmico Mais Difícil
No caso específico do diabetes, a dificuldade encontra-se no controle das taxas de glicemia. Por isso, existe o risco de descompensação, sobretudo entre aqueles que já não apresentam um controle adequado.
"Existe uma tendência a um controle glicêmico mais dificultoso, devido ao próprio quadro infeccioso, que leva a alterações hormonais, as quais tendem a provocar uma elevação da glicemia. Outro aspecto é que a doença pode impedir que a pessoa se alimente adequadamente e se exercite, o que também pode acabar afetando as taxas da glicose. Sem esquecer dos pacientes que apresentam complicações crônicas, como a insuficiência renal e as cardiopatias", explica o Dr. Marcondes Lerario.

Cuidados Extras em Caso de Gripe
Por apresentar uma chance maior de evoluir para uma infecção mais complicada, quem tem diabetes deve tomar alguns cuidados extras em casos de gripes.

"A orientação mais importante consiste em tomar as medicações para o diabetes normalmente, sejam orais, seja insulina. Suspender o uso pode provocar descompensações" - alerta o Dr. Marcondes Lerario.

Se possível, o paciente deve observar os níveis da glicemia atentamente (através da glicemia capilar). Outro cuidado importante refere-se à alimentação: recomenda-se uma dieta o mais próximo possível do normal, em termos de calorias e carboidratos, e um aumento do consumo de líquidos.

Ajuda Médica
Deve-se procurar um médico imediatamente caso sejam observados os seguintes sintomas:
• Mal estar que impede a alimentação normal
• Diarréia severa
• Perda de peso maior que 2,5 quilos
• Febre superior a 38,3 graus
• Hipoglicemias ou glicemias persistentemente superiores a 300 mg/dL
•Presença de cetonúria
•Falta de ar
•Sonolência ou confusão mental.

Para evitar a contaminação com vírus das gripes, vale lembrar as medidas básicas de higiene, tais como: lavar bem as mãos, frequentemente, com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies e locais públicos; não compartilhar objetos de uso pessoal; e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e ao espirrar.

Por Cintia Salomão Castro - ADJ - www.adj.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de