Pular para o conteúdo principal

Troque a ceia de natal tradicional por uma ceia saborosa e moderada

Sabemos que nas festas de final de ano , uma boa proporção das pessoas cometem exageros alimentares, podendo levar a um ganho de alguns quilinhos a mais . Esse ganho de peso, por sua vez, pode interferir no controle de doenças como a hipertensão arterial e o diabetes.

Na ceia de natal é possível substituir pratos tradicionais, mais calóricos e gordurosos, por pratos gostosos, porém com menos açúcares e gorduras e, mais ricos em fibras.

O GAAD - Amigos Diabéticos traz aos seus internautas e membros receitas deliciosas ao longo do ano, porém, diet e sem açúcar.
Confira abaixo algumas das receitas que foram publicadas em nosso portal durante o ano e aproveite para preparar para a ceia de natal.

No final de ano é quase impossível fugir das tentações das festas tradicionais. Esse momento do ano é muito importante para dividir com os familiares momentos de confraternização e alegria. Veja como tornar sua ceia numa refeição mais saudável!

Como planejar uma ceia saudável?
A mesa farta é uma das características que herdamos dos portugueses e espanhóis. Além disso, muitos dos alimentos que consumimos combinam mais com o clima frio dessa época na Europa que com o calor tropical. Assim, algumas modificações nos cardápios tradicionais podem representar ótima vantagem para a saúde!

  • De prato principal, prefira as carnes brancas, como frango e peru. Inove e inclua peixe como uma das opções. Para acompanhar fuja de molhos à base de creme de leite. Cuidado com preparações como a farofa, rica em gordura.
  • Tente incorporar ao seu cardápio preparações leves e menos calóricas. Procure fugir de saladas elaboradas com maionese, o tradicional salpicão. Sempre inclua preparações com verduras e legumes. Quanto mais coloridas, mais atraentes. Substitua a maionese por molho preparado à base de iogurte natural.
  • Na sobremesa, dê preferência às frutas frescas como opções aos doces natalinos tradicionais, tais como o panetone e a rabanada. Além das frutas tradicionais, como uva e cereja, inclua outras opções tropicais.
Dica: Inicie o planejamento da ceia com antecedência. Monte o cardápio antes de ir às compras. Conte o número de convidados, calcule as quantidades necessárias e faça a lista de ingredientes. A pesquisa comparativa dos preços e a compra antecipada de alimentos que podem ser estocados no congelador ou na dispensa podem resultar em economia.

Como posso controlar meu consumo numa ceia tradicional?

  • Mantenha os horários regulares das demais refeições. Ao pular uma refeição ou adiá-la, você chegará à próxima refeição com mais fome - assim, não espere a ceia com fome - dessa forma fica impossível resistir: faça um lanche com baixo valor calórico e rico em fibras para poder controlar as quantidades na ceia.
  • Controle a quantidade! Ao deparar-se com um banquete, o primeiro impulso é servir-se de tudo e abundantemente. Prepare um prato com quantidades pequenas e, se ainda tiver fome, repetir aqueles que mais lhe agradaram, sempre com moderação.
  • Aproveite o tempo livre dos feriados para tentar entrar em boa forma. Mesmo se não puder despender de muito tempo, reserve pelo menos 30 minutos diários para caminhar e gastar um pouco das calorias extras consumidas!
Veja abaixo algumas dicas práticas, com base em preparações tradicionais

Que fazer quando a preparação é...
Peru ou lombo assado
Controle o tamanho da porção. Não coma a pele ou a gordura. Além dos molhos, fique atento ao tipo de recheio utilizado. A carne de aves é menos calórica. Evite as frutas em calda que muitas vezes fazem parte da receita.
Farofa e arroz com lentilha
Mesmo sendo mais calórico do que o arroz branco, o arroz com lentilha ainda é melhor opção do que a farofa, que para ficar "molhada" inclui no seu preparo uma grande quantidade de manteiga
Salpicão
Essas calorias podem variar bastante dependendo da receita. Use maionese light, não acrescente nenhum outro tipo de gordura, use o frango cozido, nunca frito. O melhor mesmo é substitui-lo por uma salada verde - além de poucas calorias, ainda equilibra a refeição fornecendo várias vitaminas e minerais.
Sobremesas: panetone, rabanada, nozes, uva passa e ameixa seca As sobremesas devem ser consumidas com moderação. Prefira as frutas frescas. Controle a quantidade e evite comer todas as opções...

Dependendo da marca, uma fatia de panetone pode fornecer mais do que 360 kcal!

Cuidado com as frutas secas como uva passa e ameixa seca, que concentram grande quantidade de açúcar.



Bebida alcoólica pode ser consumida?

- Respeite seu plano alimentar orientado por médico ou nutricionista. Será permitido o consumo de bebida alcoólica dependendo do grau de controle do diabetes e do tipo de medicamento utilizado. Se puder incluir a bebida alcoólica, tome alguns cuidados.
-Não beba em jejum para evitar a hipoglicemia.

Moderação! Não ultrapasse duas doses no caso de homens e uma dose no caso de mulheres: 1 taça de vinho ou champanhe, 1 copo de cerveja ou uma dose de destilado.

Dra. Claudia Ridel Juzwiak | Dr. André Fernandes Reis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de