Pular para o conteúdo principal

Novo Nordisk inicia teste de pílula de insulina

A empresa farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk relata ter iniciado teste de um comprimido de insulina que, se bem sucedido, poderia substituir as injeções como o principal meio de controle de açúcar no sangue de milhões de pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2. A empresa tem 80 voluntários inscritos no estudo na Alemanha, e espera ter resultados preliminares para o primeiro semestre de 2011.

A busca para encontrar uma maneira de fornecer insulina sem a inconveniência de agulhas, canetas e bombas é longa. Este novo experimento vem quase três anos após a Pfizer Inc. retirar do mercado a Exubera, insulina inalada, depois de não conseguir conquistar os pacientes e profissionais de saúde.

Qualquer método que envolve a administração de insulina por via oral, deve superar os efeitos nocivos da saliva e dos sucos digestivos sobre a insulina, que é relativamente de estrutura molecular delicada. O problema é manter o hormônio intacto até que possa chegar longe o suficiente no sistema para entrar na corrente sanguínea. A nova abordagem usa um sistema de “entrega” patenteado, chamado tecnologia de melhoramento de permeação gastrointestinal (GIPET), que ajuda o intestino a absorver a insulina.

A pílula, fortemente revestida, fica protegida até chegar ao duodeno, a primeira seção do intestino delgado, logo após o estômago. Lá, como a pílula começa a se dissolver, os promotores de absorção aceleram a passagem da droga através da membrana das células e entrada na corrente sanguínea.

Em 20 estudos clínicos de uma série de drogas, a GIPET aumentou a absorção de fármacos em até 46 vezes. O novo teste irá investigar a segurança da liberação da droga e eficácia, bem como a tolerância à insulina fornecida na forma oral.

Apesar dos resultados preliminares serem esperados para 2011, caso tudo ande bem, a empresa podera começar a comercializar o produto em 6 anos, segundo o diretor Lars Sorensen.

Outras empresas também parecem interessadas no assunto. Kiran Mazumdar-Shaw, Diretor da Biocon, maior empresa de biotecnologia da Índia, anunciou em setembro, em uma entrevista em Kuala Lumpur, que pretende iniciar a produção comercial de uma pílula de insulina no prazo de 18 meses. O hormônio é administrado por via oral, e está no final das três fases de estudos em pacientes que as agências geralmente exigem, para aprovação de medicamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de