Pular para o conteúdo principal

"Cada dia ao seu lado, uma lição aprendida!" diz mãe de diabética de 7 anos

Quinta, dia 19, ela completou 7 anos. Foi a festa que ela quis, com todos os amigos, e nada saudável!!! Parabéns filhota! Cada dia ao seu lado, uma lição aprendida!!!

E ah… 2 anos oficialmente em Outubro, mas pra mim, e pelos exames que fiz, ela já tinha diabetes em Julho/08!!

Essa festa eu quis fazer só pras crianças, por estar dura de grana e por não ser íntima dos pais ainda. Foi muito interessante pois foi a primeira festa na turma das duas, da Vi e da Duda em que os pais deixam seus filhos e depois vão buscar. Deu muito certo. Algumas crianças não vieram mas as que vieram ficaram sem os pais. As mães acharam a ideia ótima e disseram que vão aderir. Ótimo. Mas já fiquei pensando com os meus botões… Será que a Vittoria ficaria? Será que eu deixaria? Será que os pais gostariam de ter uma criança diabética sozinha em sua casa???

Eis que no dia seguinte, ao buscar as meninas, uma das mães de uma criança que não foi perguntou como tinha sido, se os pais tinham mesmo deixado as crianças e eu disse que sim. Ela comentou que ia fazer o mesmo pra filha dela mas que EU CERTAMENTE TERIA QUE FICAR POIS ELA NÃO DÁ CONTA DA MINHA FILHA…. não ficaria a vontade nem tranquila com a Vittoria lá.

Eu podia ter falado um monte. Sobre discriminação, preconceito. Mas pera aí… se até minha mãe tem receio em ficar sozinha com ela, imagina uma mãe que não tem a menor ideia do que é diabetes e de como proceder? Em compensação, uma mãe diabética de uma colega disse que eu poderia deixá-las com ela tranquilamente que ela saberia o que fazer !!!

A Vittoria tem me questionado sobre quando começará a passar o dia na casa das colegas. E eu digo que isso vai acontecer quando ela conseguir se cuidar sozinha. Medir a glicemia, calcular os números e aplicar a insulina… porque ninguém tem obrigação de saber cuidar disso (eu acho, de verdade…). Mas no meu caso, por exemplo, se fosse uma amiga da minha filha que tivesse diabetes e que ela gostasse muito, eu me interessaria em aprender… Cada um é cada um e conhece bem suas capacidades, certo? Enquanto isso não acontece, eu vou treinando a Vittoria pra se virar. Ela já aplica insulina sozinha na perna e, com ajuda pra fazer uma prega, aplica sozinha no braço. Quanto aos cálculos.. teremos que esperar a idade certa, não tem como adiantar nem treinar.

Fotos da quinta, festa pra família e do sábado, festa pros amigos!! A Joana e o Gui vieram !!!

Aproveitando o post sobre aniversário, vou deixar um comentário aqui e a minha resposta! E gostaria que vocês comentassem também!

Por Nicole Lagonegro, 29 anos, São Paulo/SP. Mãe da Maria Vittoria e da Maria Eduarda! Não sou médica. O que eu escrevo são coisas que eu leio, que o médico da minha filha me orienta a fazer, assim como a nutricionista e outros profissionais. São minhas próprias conclusões que tem como base a observação que faço da MINHA FILHA. Não acho que exista um certo e um errado. Temos que confiar no profissional que escolhemos pra tatar desse Diabetes. Gostaria muito de saber a opinião de outras pessoas, como conduzem as coisas, o que fazem de diferente.

Nicole tem um blog sobre: Minha Filha Diabética!

Comentário: "Minha Pequena e doce Isabela, fará 2 aninhos dia 01/09. O segundo aninho de vida e o primeiro aniversario como diabética. Há 4 meses atras, descobrimos com muita surpresa e total desespero que ela estava com DM1, pra mim parece uma eternidade. Venho aqui hoje tentar através de vocês descobrir o que fazer em datas como essa. ANIVERSARIO-doces, balas, bolo, brigadeiro… Açúcar, açúcar, açúcar!!! Quero muito que ela tenha um dia especial, esse ano sei que vou tirar de letra, pois ela ainda êh muito pequena, mas quando começar a pedir pra chamar as amiguinhas o que devo servir? Nesse dia agente dobra a dose de insulina pra que nossos docinhos tenham um DOCE dia de aniversario? Fica a pergunta!
Bjs (Karen)"

Eu respondi o seguinte: "É Karen.. é complicado. Tem mães que fazem tudo diet. Tem mães que não fazem nada diet, como eu!!! O dia do aniversário, pra mim, é um dia muito importante e que eles adoram compartilhar com os amigos. É uma vez por ano. Por que não deixá-los aproveitar? Eu tenho certeza que nesse caso, vale mais a pena umas doses a mais de insulina!!! O que o seu coração diz? O que tem vontade de fazer?? Eu pensei em aproveitar a data pras crianças terem contato com coisas saudáveis, sanduichinhos naturais, sucos, frutas, etc… mas o aniversário não é o momento… É de curtição, correria, gritaria e doces!!! Aqui, de verdade… não comeram nem 1/3 do bolo, nem 1/3 dos doces… cantaram parabéns e saíram correndo pra brincar!!!"

Comentários

  1. Oi, tenho 12 anos e tenho diabetes desde os 3. Eu já uso a bomba de insulina e gosto muito! Apesar de algumas vezes eu esqueçer de informar oque comi :p , mas vale a apena ter. Quem não tem a bomba ainda se puder, o melhor é se esforçar para conseguir o melhor! Bjs. Adoro os seus posts!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!

Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de