Pular para o conteúdo principal

Diabéticos envelhecem numa velocidade maior

O excesso de açúcar ou a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico, desequilibram a fabricação de insulina, o que leva a um acúmulo de glicose no sangue, tornando as células mais resistentes à insulina.

Um dos dermatologistas mais famosos dos EUA, Nicholas Perricone, fala sobre a teoria de que o envelhecimento se deve a inflamações causadas por substâncias tóxicas, e coloca o açúcar como um dos maiores vilões nesse processo. Ele enfatiza que pessoas com diabetes - que sofrem de excesso de açúcar no sangue - envelhecem em uma velocidade um terço maior do que as não diabéticas.

A nutricionista Michelle Ferreira De Simone explica que o Índice Glicêmico (IG) é um parâmetro que está relacionado com a velocidade de absorção do açúcar pelo organismo. Cada alimento que ingerimos, segundo ela, possui uma capacidade específica de aumentar os níveis de açúcar no sangue. Quanto maior for o índice glicêmico de um alimento, mais rápido subirá o nível de açúcar no sangue. Quanto mais baixo é o índice glicêmico, mais lenta é a sua absorção pelo organismo.

Quando ocorre essa resistência, a glicose não consegue entrar na célula, e permanece "solta" na corrente sanguínea. A glicose então se liga às proteínas (colágeno, elastina) que encontra pela frente, o que gera um mecanismo chamado de glicação. O problema está instalado, e dá origem aos AGEs (Advanced Glycosylation End Products), um complexo rígido, que se adere à superfície das células, deixando-as "caramelizadas".

— Isso altera a estrutura das fibras de colágeno da pele, que ficam endurecidas e deixam de desempenhar seus papéis mais importantes, como a divisão celular e renovação dos tecidos, facilitando assim, o aparecimento das rugas e flacidez — explica Michelle.

A especialista ressalta que os AGEs são verdadeiras fábricas de radicais livres, que com o tempo se acumulam no organismo, deixando a pele com um aspecto opaco e envelhecido.

— Todo esse processo é considerado uma inflamação, e não é só a pele que sofre os danos. Outros problemas mais sérios como problemas na circulação do sangue, inflamações em articulações e cartilagens (artrite), problemas de visão (catarata) e problemas renais, também podem acontecer — alerta a nutricionista.

Michelle ressalta, no entanto, que para prevenir todo o "estrago" que o açúcar causa no nosso organismo, não é preciso abolir de vez do cardápio, doces e massas.

— É preciso que ocorra um equilíbrio na ingestão desses alimentos, evitar excessos e saber quando comê-los. Ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes que fornecem boas doses de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, também é importante para ajudar a combater os danos que o açúcar causa em nosso organismo — aconselha.

Para a especialista, uma maneira de evitar o problema é prestar atenção ao IG. Fatores como fibras, proteína e gordura saudável, ajudam a diminuir o impacto do açúcar no nosso organismo.

Dica:

Organize sua alimentação. Caso você sempre coma um doce rico em açúcar (alto IG) no meio da tarde, ele terá um impacto negativo no seu organismo, pois irá aumentar muito o açúcar no sangue. Mas, se optar por consumir este doce na sobremesa do almoço, e se esse almoço for um peixe grelhado acompanhado de arroz integral, legumes e salada, o impacto do açúcar no sangue será bem menor. Porém, se a refeição for um prato de massa e ainda tiver o doce de sobremesa, o impacto do açúcar no sangue será bem maior.

Por isso, é importante aderir a um estilo de alimentação mais saudável, controlado em açúcar, não só para garantir um peso saudável, mas também prevenir de doenças, e manter a saúde e a jovialidade da pele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de