Pular para o conteúdo principal

Transtornos alimentares ainda são uma incógnita para muitos profissionais da saúde

Apesar da crescente preocupação nos últimos anos , os transtornos alimentares (TA) ainda são pouco discutidos na área da saúde. Muitos profissionais não sabem reconhecer os quadros de TA , tampouco tratá-los. Foi com o objetivo de preencher a lacuna sobre o assunto e discutir sobre as novas áreas em TA que as pesquisadoras do departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) , Marle Avarenga , Sônia Philippi e Fernanda Baeza Scagliusi, ex aluna da FSP, lançaram o livro “ Nutrição e transtornos alimentares : avaliação e tratamento.”

Enquanto a anorexia é um TA marcado pela recusa em se alimentar, provocando uma distorção da imagem corporal, a bulimia nervosa caracteriza-se por compulsão alimentar seguida por métodos compensatórios inadequados para evitar ganha de peso – vômitos provocados,abuso de laxantes e diuréticos. Além desses dois diagnósticos aparecem os transtornos alimentares não especificados (TANE) , e o transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP). O TCAP define-se pelo consumo em um período limitado de tempo, de uma quantidade de alimentos definitivamente maior do que a ideal.

Marle Avarenga, uma das autoras do livro e supervisora do grupo de nutrição do Ambulim - Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, retrata a importância do diagnóstico correto do transtorno alimentar. “Há casos de pacientes que ao chegarem ao Ambulim , já haviam passado anteriormente por profissionais que não reconheceram o transtorno.” O fato é preocupante, já que a anorexia é considerada a doença psiquiátrica que mais mata. Estima-se que 20 % dos pacientes que desenvolvem a doença morrem.

Marle conta que novas áreas em TA tornaram de interesse e importância nos últimos anos. O livro retrata, por exemplo, a associação de transtornos alimentares com gravidez. A nutricionista explica que como náuseas e vômitos são comuns durante a gravidez, muitas mulheres ao tentar controlar o peso se aproveitam dos enjôos para autoinduzir os vômitos. Os efeitos são negativos tanto para a mulher quanto para o feto e gera alta prevalência de abortos, baixo peso ao nascer,complicações obstétricas e depressão pós-parto.

Outra área nova que o livro destaca é a associação entre transtornos alimentares e diabetes mellitus. Como o tratamento obriga o paciente a focar a atenção no peso e seguir um esquema dietético com maior rigidez o diabético tem maior risco de desenvolver o quadro de transtorno alimentar. Estudos mostram que a prevalência de adolescentes com diabetes tipo 1 que confessam usar praticas purgativas e restringem a alimentação com o objetivo de perder peso é mais que o dobro das adolescentes não diabéticas.

Apesar do número exato de pessoas que sofrem de transtornos alimentares se perder por falta de pesquisas direcionadas a esse público, calcula-se que um por cento da população sofra de bulimia e 0.5 % de anorexia nervosa. Enquanto no EUA a bulimia entre os adolescentes é considerada o maior problema de saúde pública, no Brasil a questão é tratada de outra maneira. Além do preconceito com os transtornos alimentares, muitos não o consideram um problema de saúde pública, já que atinge uma pequena parcela da população. Ademais, há pouquíssimos centros especializados nos tratamentos alimentares. A fila de espera no Ambulim chega a dois anos. O livro, portanto, ao tentar preencher esta lacuna, torna-se de grande importância para estudantes e profissionais de diversas áreas da saúde , além de dar subsidio para avaliação do transtorno em diferentes públicos e orientações sobre tratamento.

Janaina Frioli
AUN - Universidade de São Paulo - USP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de