
- A depressão pós-parto é uma doença muito séria que afeta entre 10% e 12% das mães todos os anos. Ela pode ter efeitos negativos para mulher ao longo prazo, mas também afeta seus filhos e as famílias - diz Katy Backes Kozhimannil, da Faculdade de Medicina de Harvard, em Boston, cujo trabalho está sendo publicado no "Journal of the American Medical Association". Outra pesquisa já havia mostrado antes que as pessoas com diabetes têm grande risco de ficarem deprimidas.
- Esse é realmente o primeiro estudo que busca uma conexão neste nível com a gravidez, o parto e a maternidade - disse em entrevista pelo telefone.
No estudo, os pesquisadores examinaram prontuários médicos de 11 mil mulheres grávidas do programa Medicaid de New Jersey, de julho de 2004 a setembro de 2006. O período de estudo foi de seis meses antes da gravidez até um ano depois do parto.
- O que o nosso estudo descobriu é que mulheres grávidas e novas mães com diabetes têm quase o dobro de chance de desenvolver depressão pós-parto, em comparação com outras que não são diabéticas - diz.
A avaliação diz respeito a todos os tipos de diabetes, inclusive a gestacional, desenvolvida durante a gravidez.
- Eu penso que a descoberta mais importante da pesquisa foi a revelação de um novo fator de risco para a depressão pós-parto - afirma Kozhimannil.
Essa descoberta pode dar aos médicos uma ajuda para identificar mulheres com risco de depressão pós-parto, cujo diagnóstico costuma ser díficil e tardio. Se não for tratada, a paciente com esse problema pode até cometer suicídio ou atentar contra seu bebê. Crises anteriores, a falta de suporte social, baixa auto-estima e uma gravidez estressante também aumentam as chances de desenvolver a doença.
- É importante focar em dar apoio às mulheres que estão neste grupo de risco - diz Kozhimannil.
- A boa notícia é que tanto a depressão quanto o diabetes têm tratamento - acrescenta.
Comentários
Postar um comentário
O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!
Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).