
Os investigadores da Universidade de Oklahoma e da Universidade de Warwick referiram que as descobertas sugerem que uma terapia antioxidante pode ajudar os pacientes diabéticos, cujos níveis de açúcar estão sob controle.
Neste estudo, a vitamina C foi administrada na corrente sanguínea em doses elevadas, tendo os investigadores referido que são pouco prováveis resultados semelhantes utilizando suplementos de venda livre.
O estudo, publicado na “Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism”, revelou que, mesmo quando o açúcar está sob controle, a memória das células pode fazer com que os danos continuem. Esta danificação, conhecida como disfunção endotelial, está associada a muitas das complicações graves da diabetes, mas os antioxidantes podem ajudar a apagar esta memória, de modo a que as funções celulares normalizem.
O Dr. Michael Ihnat, da Faculdade de Medicina da Universidade Oklahoma, referiu que se especulava que isto acontecia com a disfunção endotelial, mas até agora ainda não se sabia se era efetivo em humanos. Finalmente, foi possível testá-lo e provar ser verdade.
O investigador acrescentou que, para os pacientes com diabetes, isto significa que manter a glicose sob controle não é suficiente, sendo que uma terapia antioxidante em combinação com o controle da glicose irá proporcionar aos pacientes uma vantagem e diminuir a possibilidade de complicações da diabetes.
United Press International
farmacia.com.pt
Comentários
Postar um comentário
O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!
Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).