
O mesmo vale para a gripe comum. Isso porque, todos os anos, milhares de pessoas falecem devido a complicações do vírus sazonal. Somente na cidade de São Paulo, em 2008, mais de 6.300 pessoas morreram com quadros graves da influenza comum. Portanto, mesmo a gripe costumeira pode ser uma doença fatal.
"Embora indivíduos sadios também possam apresentar uma evolução mais agressiva, algumas pessoas são mais suscetíveis a infecções e apresentam uma evolução complicada com maior frequência, como os pacientes com diabetes e quem tem mais de 65 anos. Por isso, é recomendado que as pessoas classificadas nos grupos de risco recebam a vacina anualmente" - esclarece o endocrinologista Antonio Marcondes Lerario.
Controle Glicêmico Mais Difícil
No caso específico do diabetes, a dificuldade encontra-se no controle das taxas de glicemia. Por isso, existe o risco de descompensação, sobretudo entre aqueles que já não apresentam um controle adequado.
"Existe uma tendência a um controle glicêmico mais dificultoso, devido ao próprio quadro infeccioso, que leva a alterações hormonais, as quais tendem a provocar uma elevação da glicemia. Outro aspecto é que a doença pode impedir que a pessoa se alimente adequadamente e se exercite, o que também pode acabar afetando as taxas da glicose. Sem esquecer dos pacientes que apresentam complicações crônicas, como a insuficiência renal e as cardiopatias", explica o Dr. Marcondes Lerario.
Cuidados Extras em Caso de Gripe
Por apresentar uma chance maior de evoluir para uma infecção mais complicada, quem tem diabetes deve tomar alguns cuidados extras em casos de gripes.
"A orientação mais importante consiste em tomar as medicações para o diabetes normalmente, sejam orais, seja insulina. Suspender o uso pode provocar descompensações" - alerta o Dr. Marcondes Lerario.
Se possível, o paciente deve observar os níveis da glicemia atentamente (através da glicemia capilar). Outro cuidado importante refere-se à alimentação: recomenda-se uma dieta o mais próximo possível do normal, em termos de calorias e carboidratos, e um aumento do consumo de líquidos.
Ajuda Médica
Deve-se procurar um médico imediatamente caso sejam observados os seguintes sintomas:
• Mal estar que impede a alimentação normal
• Diarréia severa
• Perda de peso maior que 2,5 quilos
• Febre superior a 38,3 graus
• Hipoglicemias ou glicemias persistentemente superiores a 300 mg/dL
•Presença de cetonúria
•Falta de ar
•Sonolência ou confusão mental.
Para evitar a contaminação com vírus das gripes, vale lembrar as medidas básicas de higiene, tais como: lavar bem as mãos, frequentemente, com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies e locais públicos; não compartilhar objetos de uso pessoal; e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e ao espirrar.
Por Cintia Salomão Castro - ADJ - www.adj.org.br
Comentários
Postar um comentário
O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!
Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).