
Hoje resolvi contar para vocês o dia em que eu tive minha primeira grande hipoglicemia.
Eu tinha acabado de descobrir que havia entrado de vez no mestrado, foi o aniversário do meu tio no clube Wolf. Como gosto muito de dançar, minha prima que também adora um forró, dançamos a noite toda. Eu comi alguns doces, só que minha glicose tava meio descontrolada(muito alta), entao tive que manerar no doce naquela noite.
No outro dia de manhã, fiz(religiosamente) o meu ritual, 5:55 da manhã levanto e aplico insulina Lantus uma vez ao dia, fui tomar o café da manhã.
Café com leite e 4 fatias de pão integral com queijo.(Leve porém suficiente, eu pensava).
Meu Tio que sempre acorda cedo para levar a cachorrinha Lupita para fazer xixi, deu bom dia, eu respondi e disse que tava cansado e ia voltar para cama.
Ele estranhou o meu semblante.
Pronto só me lembro de quando cheguei no quarto e liguei na televisao.
A partír daqui o que vou relatar soube pelos meus tios, visto que não tinha consciência de nada, foi um inicio de coma.
"Comecei a me bater e balbucear sem falar coisa com coisa, como se soprasse palavras. Meu primo que estava no quarto ouvio e acordou assustado, no inicio pensou que eu estivesse brincando, mas depois viu a minha face toda estranha, os olhos revirados e me batendo na cama, com a parte de cima na cama e os pés no chão.
Ele correu desesperado chamando por ajuda, meus tios logo vieram. Foi um caos, desesperdos falaram para me levar para o hospital, -Trás sal disse minha tia, mas meu tio disse que tinha que ser açúcar, emu primo correu pegou o açucareiro e colocaram na minha boca eu colocava para fora(poderia ter morrido engasagado, em caso de erstar sem consciência, deve-se esfregar açúcar na região interna da minha boca) mas eles nao lembravam, entao colocaram pingos de suco para diluir o açucar,isso eu caia no chão, pois 80 kg não é fácil de segurar,a acabei como estava tendo convulsões quebrando o óculos de minha tia, comecei a ficar com a boca e os dedos arroxeados, meu tio desesperado começou a fazer massagem cardíaca (ele ja foi coronel da aeronáutica), foi ai que começa minha agonia(pois até então eu não sentia nada, só eles sofriam).
COMECEI A ENXERGAR TODOS AO MEU REDOR, E VENDO AS FACES ASSUSTADAS DE TODOS, ME ASSUSTEI, PENSEI SERÁ QUE ESTOU TENDO UM SONHO(pesadelo),COMECEI A SENTIR AS PESSOAS, POIS ATÉ ENTÃO O TOQUE EU NÃO SENTIA, PARECIA QUE EU ERA UM BOLO DE CARNE, NOTEI QUE MEU TIO FAZIA MASSAGEM EM MEU PEITO, FIQUEI CADA VEZ MAIS DESESPERADO, ATÉ QUE SENTI UM POUCO DE DOCE CORRENDPO NA MINHA GARGANTA, E PENSEI PRONTO ESTOU COM HIPOGLICEMIA, ELES JA ME DERAM DOCE E DAQUI A POUCO VAI FICAR TUDO BEM. RE PEPENTE A AUDIÇÃO VOLTA E EU ESCUTO: -LEVA ELE PARA O HOSPITAL. -TAS BEM ATHAYDE? - SE TIVER FALA, SÓ QUE MINHA VOZ NÃO SAÍA EU QUERIA FALAR E NÃO CONSEGUIA, QUERIA ACALMAR TODOS, ATÉ QUE CONSEGUI LEVANTAR O BRAÇO E MEU PRIMO DISSE: -ELE ESTÁ VOLTANDO.
FUI VOLTANDO AO NORMAL AOS POUCOS, NAQULE DIA NÃO SAÍ DE CASA.
FOI A PIOR EXPERIÊNCIA QUE EU PODIA TER.
ATÉ HOJE ELES FICAM PREOCUPADOS, MINHA TIA AS VEZES VAI AO MEU QUARTO VER SE EU ESTOU RESPIRANDO QUANDO ESTOU DORMINDO.
A DIABETES, PRINCIPALMENTE A DO TIPO 1 EXIGE PRUDÊNCIOA E ATENÇÃO COM OS HORÁRIOS DE REFEIÇÃO E APLICAÇÃO DE INSULINA, SEM FALAR DAS MEDIÇÕES CERCA DE 5 VEZES AO DIA COMO UM GLICOSÍMETRO.
AS VEZES ME REVOLTA UM POUCO POIS QUERIA SER NORMAL, É MUITO RUIM, VOCÊ TER QUE ESTAR ATENTO 24 HORAS POR DIA NO SEU ESTADO DE GLICOSE, NEM DIREITO A DORMIR FORA DE HORA, TIPO UM COCHILO EU TENHO, POIS TEMO EM PASSAR MAL. MAS MUITA COISA BOA VEIO COM TUDO ISSO, COMECEI A CUIDAR MAIS DE MIM, ENTREI NA ACADEMIA, PASSEI NO MESTRADO, MEU ORIENTADOR ENTENDE MUITO BEM O MEU PROBLEMA, QUANDO EU PRECISO ME AUSENTAR, OU NA QUESTÃO DOS MEUS HORÁRIOS, LEBANTO AS MÃOS PARA O CÉU TODO0S OS DIAS POR TER COLOCADO ESSA FAMILIA NMA MINHA VIDA E O MEU ORIENTADOR E AMIGOS, COMO SANDRA, DENTRE OUTROS QUE SABEM DO MEU PROBLEMA E ESTÃO PRONTOS PARA ME SOCORRER CASO EU PRECISE, NÃO TENHO VERGONHA DE DIZER QUE SOU DIABÉTICO E PRECISO DE AJUDA, TERIA VERGONHA SE EU NÃO TIVESSE A HUMILDADE DE DIZER QUE SOU SER HUMANO E NÃO POSSO VIVER SOZINHO.
ABRAÇOS
ATHAYDE LEITE (Diabetes Uma Luta Diária)
meu nome é graça, eu estou num momento muito dificio descobrir que meu filho de 7 anos tem diabetes do tipo 1 pra mim que não intendo nada sobre essa duença tá sendo muito difiçio parece que o mundo dezabou sobre a minha cabeça preciso de muita orientação estou dezesperada e muito triste.
ResponderExcluirGraça, primeiramente você terá que ter muita força para ajudar seu filho, pois por ter 7 anos, o controle adequado das taxas será você que irá fazer.
ResponderExcluirA diabetes tipo 1 nos dias de hoje não é mais encarada tão ruim, temos insulinas que controlam bem as taxas, além de uma gama de alimentos light e diet que podem ser consumidos com moderação claro.
Vou deixar aqui o endereço do meu blog www.diabeticoluta.blogspot.com caso você queira maiores informações.
www.twitter.com/athaydeleite81
Nossa q sufoco!!!
ResponderExcluirMinha filha de 5 anos( à dois diabetica )tb tem crises de hipo.principamente na madrugada,ela chega a ñ conhecer ninguém é muito ruim,vivo a sombra de um vulcão.
Mas Deus é bom e tenho certeza q logo teremos a cura.