Pular para o conteúdo principal

A primeira hipoglicemia severa do biomédico Athayde Leite



Hoje resolvi contar para vocês o dia em que eu tive minha primeira grande hipoglicemia.

Eu tinha acabado de descobrir que havia entrado de vez no mestrado, foi o aniversário do meu tio no clube Wolf. Como gosto muito de dançar, minha prima que também adora um forró, dançamos a noite toda. Eu comi alguns doces, só que minha glicose tava meio descontrolada(muito alta), entao tive que manerar no doce naquela noite.
No outro dia de manhã, fiz(religiosamente) o meu ritual, 5:55 da manhã levanto e aplico insulina Lantus uma vez ao dia, fui tomar o café da manhã.
Café com leite e 4 fatias de pão integral com queijo.(Leve porém suficiente, eu pensava).
Meu Tio que sempre acorda cedo para levar a cachorrinha Lupita para fazer xixi, deu bom dia, eu respondi e disse que tava cansado e ia voltar para cama.
Ele estranhou o meu semblante.
Pronto só me lembro de quando cheguei no quarto e liguei na televisao.
A partír daqui o que vou relatar soube pelos meus tios, visto que não tinha consciência de nada, foi um inicio de coma.
"Comecei a me bater e balbucear sem falar coisa com coisa, como se soprasse palavras. Meu primo que estava no quarto ouvio e acordou assustado, no inicio pensou que eu estivesse brincando, mas depois viu a minha face toda estranha, os olhos revirados e me batendo na cama, com a parte de cima na cama e os pés no chão.
Ele correu desesperado chamando por ajuda, meus tios logo vieram. Foi um caos, desesperdos falaram para me levar para o hospital, -Trás sal disse minha tia, mas meu tio disse que tinha que ser açúcar, emu primo correu pegou o açucareiro e colocaram na minha boca eu colocava para fora(poderia ter morrido engasagado, em caso de erstar sem consciência, deve-se esfregar açúcar na região interna da minha boca) mas eles nao lembravam, entao colocaram pingos de suco para diluir o açucar,isso eu caia no chão, pois 80 kg não é fácil de segurar,a acabei como estava tendo convulsões quebrando o óculos de minha tia, comecei a ficar com a boca e os dedos arroxeados, meu tio desesperado começou a fazer massagem cardíaca (ele ja foi coronel da aeronáutica), foi ai que começa minha agonia(pois até então eu não sentia nada, só eles sofriam).

COMECEI A ENXERGAR TODOS AO MEU REDOR, E VENDO AS FACES ASSUSTADAS DE TODOS, ME ASSUSTEI, PENSEI SERÁ QUE ESTOU TENDO UM SONHO(pesadelo),COMECEI A SENTIR AS PESSOAS, POIS ATÉ ENTÃO O TOQUE EU NÃO SENTIA, PARECIA QUE EU ERA UM BOLO DE CARNE, NOTEI QUE MEU TIO FAZIA MASSAGEM EM MEU PEITO, FIQUEI CADA VEZ MAIS DESESPERADO, ATÉ QUE SENTI UM POUCO DE DOCE CORRENDPO NA MINHA GARGANTA, E PENSEI PRONTO ESTOU COM HIPOGLICEMIA, ELES JA ME DERAM DOCE E DAQUI A POUCO VAI FICAR TUDO BEM. RE PEPENTE A AUDIÇÃO VOLTA E EU ESCUTO: -LEVA ELE PARA O HOSPITAL. -TAS BEM ATHAYDE? - SE TIVER FALA, SÓ QUE MINHA VOZ NÃO SAÍA EU QUERIA FALAR E NÃO CONSEGUIA, QUERIA ACALMAR TODOS, ATÉ QUE CONSEGUI LEVANTAR O BRAÇO E MEU PRIMO DISSE: -ELE ESTÁ VOLTANDO.
FUI VOLTANDO AO NORMAL AOS POUCOS, NAQULE DIA NÃO SAÍ DE CASA.
FOI A PIOR EXPERIÊNCIA QUE EU PODIA TER.
ATÉ HOJE ELES FICAM PREOCUPADOS, MINHA TIA AS VEZES VAI AO MEU QUARTO VER SE EU ESTOU RESPIRANDO QUANDO ESTOU DORMINDO.
A DIABETES, PRINCIPALMENTE A DO TIPO 1 EXIGE PRUDÊNCIOA E ATENÇÃO COM OS HORÁRIOS DE REFEIÇÃO E APLICAÇÃO DE INSULINA, SEM FALAR DAS MEDIÇÕES CERCA DE 5 VEZES AO DIA COMO UM GLICOSÍMETRO.
AS VEZES ME REVOLTA UM POUCO POIS QUERIA SER NORMAL, É MUITO RUIM, VOCÊ TER QUE ESTAR ATENTO 24 HORAS POR DIA NO SEU ESTADO DE GLICOSE, NEM DIREITO A DORMIR FORA DE HORA, TIPO UM COCHILO EU TENHO, POIS TEMO EM PASSAR MAL. MAS MUITA COISA BOA VEIO COM TUDO ISSO, COMECEI A CUIDAR MAIS DE MIM, ENTREI NA ACADEMIA, PASSEI NO MESTRADO, MEU ORIENTADOR ENTENDE MUITO BEM O MEU PROBLEMA, QUANDO EU PRECISO ME AUSENTAR, OU NA QUESTÃO DOS MEUS HORÁRIOS, LEBANTO AS MÃOS PARA O CÉU TODO0S OS DIAS POR TER COLOCADO ESSA FAMILIA NMA MINHA VIDA E O MEU ORIENTADOR E AMIGOS, COMO SANDRA, DENTRE OUTROS QUE SABEM DO MEU PROBLEMA E ESTÃO PRONTOS PARA ME SOCORRER CASO EU PRECISE, NÃO TENHO VERGONHA DE DIZER QUE SOU DIABÉTICO E PRECISO DE AJUDA, TERIA VERGONHA SE EU NÃO TIVESSE A HUMILDADE DE DIZER QUE SOU SER HUMANO E NÃO POSSO VIVER SOZINHO.

ABRAÇOS
ATHAYDE LEITE (Diabetes Uma Luta Diária)

Comentários

  1. meu nome é graça, eu estou num momento muito dificio descobrir que meu filho de 7 anos tem diabetes do tipo 1 pra mim que não intendo nada sobre essa duença tá sendo muito difiçio parece que o mundo dezabou sobre a minha cabeça preciso de muita orientação estou dezesperada e muito triste.

    ResponderExcluir
  2. Graça, primeiramente você terá que ter muita força para ajudar seu filho, pois por ter 7 anos, o controle adequado das taxas será você que irá fazer.
    A diabetes tipo 1 nos dias de hoje não é mais encarada tão ruim, temos insulinas que controlam bem as taxas, além de uma gama de alimentos light e diet que podem ser consumidos com moderação claro.
    Vou deixar aqui o endereço do meu blog www.diabeticoluta.blogspot.com caso você queira maiores informações.
    www.twitter.com/athaydeleite81

    ResponderExcluir
  3. Nossa q sufoco!!!
    Minha filha de 5 anos( à dois diabetica )tb tem crises de hipo.principamente na madrugada,ela chega a ñ conhecer ninguém é muito ruim,vivo a sombra de um vulcão.
    Mas Deus é bom e tenho certeza q logo teremos a cura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!

Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de