Pular para o conteúdo principal

Células produtoras de insulina são criadas sem uso de células-tronco

Transformando um tipo de célula em outra
Em uma façanha de prestidigitação biológica que poderá dar uma reviravolta no campo da medicina regenerativa, Doug Melton e Qiao "Joe" Zhou, do Harvard Stem Cell Institute, nos Estados Unidos, anunciaram ter conseguido o que tem sido um sonho longamente perseguido e objetivo final dos biólogos desenvolvimentais - transformar diretamente um tipo de célula adulta totalmente formada em outro tipo de célula adulta.

Os pesquisadores relataram, em publicação na revista Nature, o uso de uma técnica chamada "reprogramação direta," que permitiu a transformação de células exócrinas de camundongos, que formam cerca de 95% do pâncreas, nas preciosas e raras células beta produtoras de insulina. Essas células beta, que compreendem cerca de um por cento do pâncreas, são as células que morrem no diabetes tipo 1.

Medicina regenerativa e a cura do diabetes
Além do seu valor no campo da medicina regenerativa, o trabalho também é um passo fundamental rumo ao desenvolvimento de um tratamento para o tipo 2 - e eventualmente do tipo 1 - do diabetes, um tratamento que poderá um dia eliminar a necessidades que os pacientes têm de monitorar continuamente o nível de açúcar no sangue e tomar medicações de ajuste dos níveis de insulina.

É importante notar, contudo, que ainda há numerosos obstáculos científicos a serem vencidos antes que o tratamento possa ser testado em humanos.

George Q. Daley, ex-presidente da Sociedade Internacional de Pesquisas em Células-Tronco, afirmou que a descoberta é de um calibre que "irá revolucionar o que já é um campo revolucionário."

Sem necessidade de células-tronco pluripotentes
Ao contrário dos processos envolvidos na criação de células-tronco pluripotentes induzidas (iPS), que causou enorme entusiasmo desde sua introdução, dois anos atrás, pelo pesquisador japonês Shinya Yamanaka, esta técnica de reprogramação direta não exige a transformação das células adultas em células-tronco e então descobrir como induzi-las a se diferenciar no tipo de célula desejado.

Melton enfatiza, entretanto, que a reprogramação direta não elimina de forma nenhuma a necessidade ou o valor do trabalho com células-tronco iPS ou com células-tronco embrionárias humanas. "Nós precisamos atacar os problemas de múltiplos ângulos," disse Melton, enfatizando que seu laboratório está utilizando várias abordagens e irá continuar o trabalho com os dois tipos de células-tronco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de