
É um exame usado no mundo inteiro e muito importante para quem é hipertenso, acha que está inchado, tem diabetes, taxa de ácido úrico elevada, pedras nos rins e acorda mais de uma vez para fazer xixi durante a noite, explica Elias Davi Neto, professor livre docente do Departamento de Clínica Médica (Nefrologia) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com o especialista, surgem de 200 a 300 novos casos por milhão de habitantes anualmente. Daí a necessidade da prevenção.
A IMPORTÂNCIA DA INGESTÃO DE ÁGUA - Para que o organismo trabalhe de forma harmoniosa, é necessário ingerir pelo menos 1,5 litro de água diariamente. Mas esse número varia de pessoa para pessoa. Uma secretária, que passa o dia sentada, digitando ofícios, não precisa de tanta água quanto um pizzaiolo, que fica várias horas ao lado de um forno", exemplifica Adriano Pinto, responsável pela equipe de urologia do Hospital São Camilo-Pompéia e diretor clínico da unidade.
Chás e sucos não substituem a água, avisa Adriano. Quem toma muito chá precisa tomar ainda mais água para eliminar as toxinas.
Para saber se você está tomando água na quantidade certa, basta avaliar a coloração da urina. Se estiver clarinha, tudo OK. Mas se estiver amarelo ovo, é um sinal de que a pessoa não está tomando água suficiente, avisa.
Comentários
Postar um comentário
O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!
Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).