Pular para o conteúdo principal

Toda fruta é permitida para diabéticos, apenas deve ser consumida sem exagero

Com medo de ter suas taxas glicêmicas subitamente alteradas, o diabético se vê muitas vezes com receio de comer frutas por não saber se elas são excessivamente calóricas ou não e acaba optando por não consumir esse tipo de alimento que é, no final das contas, extremamente importante para o bom equilíbrio alimentar de qualquer pessoa.

"O diabético pode comer qualquer tipo de fruta, mesmo aquelas consideradas as mais calóricas por sua alta taxa de carboidratos, como a banana, o caqui ou a uva", afirma a nutricionista Luciana Bruno, "Tudo depende da quantidade que a pessoa vai consumir", explica, "porque o excesso de carboidratos realmente aumenta a glicemia."

Segundo Luciana, há casos de diabéticos que por considerarem que a fruta é um alimento natural acham que podem comê-las à vontade e aí acabam se excedendo. As frutas são importante fonte de vitaminas, minerais e fibras e por isso não podem ser eliminadas da dieta alimentar da pessoa, mas elas não podem ser consumidas em quantidade indiscriminada, adverte Luciana. Elas devem ser incluídas entre os diversos itens de cada refeição principal ou fazer parte do lanche da tarde ou café da manhã. O diabético deve consumir entre duas e quatro frutas por dia e, para evitar o excesso, Luciana dá algumas dicas.

"Um dos cuidados que ele pode tomar é escolher preferencialmente a fruta em lugar do suco, porque para fazer um suco a quantidade exigida geralmente extrapola a que é recomendável para ele em cada dia", diz a nutricionista. Além disso, a fruta in natura permite que as fibras - encontradas em maior quantidade na casca do alimento - sejam mais bem aproveitadas.
As frutas têm mais ou menos a mesma quantidade de carboidratos por unidade e o importante para o diabético é saber o que é considerado como unidade nos diferentes tipos de fruta, para fazer sua escolha da maneira que mais lhe agradar. Assim, uma porção de uvas equivale a apenas 10 ou 12 gomos e uma porção de manga é formada por três fatias médias da fruta. O abacate, por sua vez, tem sua porção calculada no equivalente a três colheres de sopa.

"Muita gente tem medo de consumir o abacate, por exemplo, por acreditar que essa fruta é extremamente gordurosa, sem saber que a gordura do abacate é saudável, por ser monoinsaturada, tendo importante papel na redução das taxas de colesterol", afirma Luciana.

Em caso de dúvida em relação à alimentação - e na impossibilidade de ter o permanente acompanhamento de um nutricionista - Luciana lembra que o portador de diabetes deve sempre fazer o acompanhamento de suas taxas de glicemia. "Se ele tiver excedido, suas taxas vão se elevar duas horas após a refeição, indicando que ele deve procurar equilibrar a alimentação na refeição seguinte ou mesmo incluir uma caminhada na sua programação para tentar diminuir a glicemia", conclui.

A nutricionista lembra ainda que o bom controle glicêmico depende de um trabalho conjunto do paciente com o nutricionista, o médico, o enfermeiro e outros profissionais de saúde. "Às vezes a elevação das taxas de glicemia não é só resultado de alimentação inadequada e, sim, da necessidade de modificação nas dosagens de insulina ou medicamentos orais", explica Luciana.

Comentários

  1. adorei este blog,a explicação sobre as frutas e o dabetico,muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Li horrores sobre a fruta carambola... isso é real?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!

Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

Fale conosco

As opiniões e textos expressos publicados no site, são de responsabilidade daqueles que a assinam. Antes de enviar sua dúvida, informamos que não poderemos responder e-mails com o seguinte conteúdo: 1) Consultas virtuais: apresentação de resultados de exames, mudança de dosagem de medicamento, análises de casos clínicos. 2) Pedidos de cardápios e/ou planos alimentares ou listagem de alimentos permitidos e proibidos. 3) Pedidos de envio de artigos científicos e material para trabalhos. Por favor, use a área de busca do site para encontrar o que deseja. 4) Informações sobre produtos de tratamentos para diabetes. Caso tenha dúvida sobre equipamentos ou onde comprá-los, você deve entrar em contato com o fabricante. Dê sua sugestão para o blog, faça seus comentários, perguntas. Desta forma sua mensagem será processada mais rapidamente. A sua opinião é muito importante para nosso crescimento e aprimoramento de relacionamento com nossos internautas. O grupo está a sua disposição, ta

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se