Pular para o conteúdo principal

Café da manhã deve ser um hábito dos diabéticos

Com a desculpa da pressa ou, mesmo, da falta de hábito, muitos brasileiros costumam sair de casa sem ter tomado seu café da manhã. Essa é uma atitude errada e bastante prejudicial à saúde, alerta a nutricionista Daniéla Oliveira Magro, do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), porque a primeira refeição do dia deve responder por 20% a 30% do total ingerido por qualquer pessoa – diabética ou não – durante todo o dia.

Engana-se quem acha que, pulando refeições, pode conseguir emagrecer: “Quem não se alimenta no início do dia acaba sobrecarregando as demais refeições e, com isso, aumenta o risco de ganhar peso”, adverte Daniéla.

Para os diabéticos, fazer todas as refeições regularmente – incluindo os lanches intermediários – é a melhor maneira de manter a saúde em forma e a glicemia sob controle. Daniéla explica que, no café da manhã, é preciso ingerir porteínas e carboidratos, independentemente do resultado do teste de glicemia de jejum.

“Com hiper ou hipoglicemia, a correção deve ser feita com o ajuste da dose de insulina, mas, em ambos os casos, o caminho não é evitar a refeição”, explica a nutricionista. O mesmo acontece em relação ao diabético que usa apenas medicamento oral: se a glicemia estiver alta, a pessoa deve apenas reduzir a quantidade de carboidratos consumida, mas não pular a refeição.

Daniéla ensina que o café da manhã deve conter alimentos com proteína: leite ou iogurte desnatado, requeijão ou queijo magros. Se houver intolerância à lactose, é possível fazer a substituição pelo leite de soja. Eventualmente, a proteína pode ser obtida a partir do ovo – cozido ou quente -, mas é preciso ficar atento, nesse caso, ao cálcio e à quantidade de carboidratos, porque o ovo não supre a necessidade de ambos.

Os carboidratos também devem ser consumidos, preferencialmente os complexos encontrados em pães com fibras, como centeio ou soja, ou nos cereais matinais, que devem ser integrais e dietéticos

“Para fazer o cálculo de quanto comer, deve-se considerar que uma colher de sopa de cereais equivale a uma fatia de pão integral”, explica a especialista.

Na opção pelo pão integral, pode-se ainda utilizar a margarina light ou uma geléia dietética. Daniéla lembra que é preciso também comer uma fruta em pedaços, evitando-se o suco, que obriga a uma dosagem maior de insulina.

Embora não seja um hábito do brasileiro, Daniéla enfatiza que quem adota o costume americano de consumir embutidos ou ovos fritos de manhã deve buscar uma mudança: “Refeições gordurosas aumentam o bloqueio à insulina, o que é especialmente perigoso para o diabético tipo 2, que naturalmente já tem resistência à insulina”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de