
Segundo o estudo, 62,4% dos adultos com diabetes do tipo 2 são obesos e 20,7% estão na faixa de peso que caracteriza a obesidade mórbida. Entre os americanos afro descendentes, o quadro é ainda pior: um em cada 3 são obesos mórbidos.
O estudo examinou dados de levantamentos nacionais sobre nutrição feitos entre 1976 e 2006 com amostras representativas da população. Entre 1976 e 1980, e 2005 e 2006, os levantamentos apontaram um crescimento de 141% na taxa de obesidade mórbida entre diabéticos do tipo 2, o tipo mais comum da enfermidade, caracterizada pela deficiência na produção ou na ação da insulina no organismo.
Quem tem diabetes já carrega um maior risco para desenvolver doenças cardiovasculares, e a obesidade aumenta ainda mais este risco, especialmente entre as mulheres. Outras complicações da obesidade incluem distúrbios respiratórios do sono, artrite e acúmulo de gordura no fígado.
"A taxa de obesidade mórbida entre diabéticos aumenta a um ritmo alarmante, e isso tem graves implicações de saúde pública", alertou médica Holly Kramer principal autora do estudo, online no Journal of Diabetes and its Complications.
Entre as razões apontadas para o aumento da obesidade estão o amplo acesso a alimentos ricos em gordura e carboidratos (mais baratos do que os considerados saudáveis), o aumento nos tamanhos das porções e o consumo de refrigerantes cheios de açúcar, apontou a pesquisadora.
Comentários
Postar um comentário
O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!
Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).