
Foram examinados dados de 955 pessoas que tinham tomado parte num estudo mais amplo sobre complicações do diabetes e que incluía exames de olho. Todos tinham sido diagnosticados diabéticos antes dos 30 anos de idade.
Os pesquisadores verificaram que, em geral, pacientes diagnosticados na década de 70 estavam menos sujeitos a desenvolver perda de visão do que os diagnosticados antes de 1960, mesmo descontando outros fatores de risco, como idade, hipertensão arterial e outros. Entre as pessoas que tinham diabetes pelo período de 30 a 34 anos, 16% dos diagnosticados antes de 1960 mostraram comprometimento da visão no momento do exame de olho, contra 9% daqueles diagnosticados entre 1970 e 1974. Os padrões eram similares para pessoas que tinham diabetes há menos tempo.
Para os pesquisadores, o estudo sugere que o melhor controle glicêmico e de pressão arterial, assim como o diagnóstico precoce e tratamento da retinopatia resultaram na redução da progressão dessa doença a seus estágios mais avançados.
A cirurgia a laser pode tratar estágios mais avançados de retinopatia diabética e esse tratamento ficou disponível na década de 60, mas teve seu uso disseminado depois que estudos de 70 e 80 provaram sua eficácia.
Comentários
Postar um comentário
O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!
Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).