Pular para o conteúdo principal

O último dia do ano sem riscos para os diabéticos na alimentação

Carnes suculentas, frutas e doces especiais e tudo regado a muito champanhe e outras bebidas. Se já é complicado resistir a essas tentações tendo condições de apreciar qualquer tipo de comida sem maiores restrições, imagine então para quem tem diabetes?

As dificuldades em sobreviver à temporada de panetones, doces variados e carnes mais gordurosas podem ser superadas com alternativas simples, como preferir alimentos com fibras e carnes mais leves. Sem abusos e desobediências às orientações médicas, se torna desnecessário, inclusive, fazer muitas restrições em relação ao cardápio.

Certas receitas podem, inclusive, ser adaptadas e garantir a segurança de uma refeição balanceada não apenas para o diabético, mas também de todos.

De acordo com a nutricionista Valéria Setter Galvão, do setor de Nutrição da ONG Doces Amigos, direcionada ao público diabético, é primordial que todas as orientações dadas pelo médico sejam seguidas. Não dá para proibir alguém de comer, mas é igualmente importante ampliar o controle da glicemia para acompanhar os pequenos abusos. Com esse tipo de medida, nada mais grave acontecerá, afirma.

Alimentos fundamentais para todos, independente dos índices glicêmicos, os vegetais como verduras e legumes, especialmente quando ingeridos crus, são peças-chave na manutenção dos níveis de glicose e absorção de gorduras pelo organismo.

Isso se deve à alta taxa de fibras encontradas nestes produtos, principalmente na casca de alguns deles. Outra vantagem das saladas é o efeito de satisfação que causa, o que fará com que o diabético não tenha tanta fome ou ansiedade em comer outros pratos, como as carnes e doces, destaca.

Além das saladas, as carnes podem ser substituídas por outras também tradicionais. Por exemplo: ao invés de comer um pernil, opte por um tender; ou entre o leitão ou o chester, prefira a carne de ave. O peru também é uma ótima opção e não precisa ser de consumo exclusivo da pessoa com diabetes, acrescenta.

Em relação aos acompanhamentos, Valéria prefere dizer que escolhas como maioneses temperadas podem ser perigosas. Este tipo de mistura não tem, teoricamente, qualquer tipo de restrição em relação a diabetes, mas possui um alto índice de colesterol, o que pode piorar o funcionamento da digestão e mexer com a absorção destas gorduras pelo pâncreas (que seria responsável pela produção de insulina para digestão dos açúcares), alerta.

Para beber, nada mal um pouquinho de espumante, cidra ou champanhe, mas as doses devem ser controladas da seguinte maneira: uma dose (para bebidas destiladas) ou uma latinha de cerveja para mulheres e duas para os homens. Mais do que essa quantidade, os líquidos farão o efeito inverso da insulina, podendo comprometer a saúde, ressalta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de