Pular para o conteúdo principal

Panetone light de frutas

Calorias: 101,53
Proteínas: 3,66 g
Carboidratos: 18,39 g
Lipídeos: 1,78 g

É possível deliciar-se com a mais tradicional das receitas de Natal, o panetone, mesmo sendo portador de diabetes. A nutricionista Josefa Valeriano Rodrigues Marinho, do Sesc de São Paulo, adaptou a receita dessa guloseima típica do final de ano para permitir que aqueles que não querem terminar com quilos a mais ou que não podem ingerir açúcar não precisem ficar à parte quando o panetone chegar à mesa. A receita, com todos os seus segredos, está abaixo e serve para quem pretende consumir o produto ou prefere fazer com suas próprias mãos um presente para amigos e familiares.

Josefa elaborou uma receita que dispensa o açúcar e que ganha o sabor adocicado a partir das frutas cristalizadas e da laranja. Para quem não gosta de frutas cristalizadas ou prefere as frutas secas, é possível fazer a substituição por damascos, ameixas ou figos.

É bom lembrar que, mesmo sem o açúcar, o panetone não pode ser ingerido em grandes quantidades. Moderação, principalmente nas festas de final de ano quando as tentações são muitas, é sempre aconselhável. De resto, se cometer algum exagero nesses dias, o conselho é equilibrar com atividade física e alimentação leve, à base de muita verdura e legumes, nos dias que precedem as festas e depois deles.

Com esses pequenos cuidados, é possível tornar uma realidade os votos de feliz natal e de bom ano novo.

Panetone Light

Ingredientes
1 embalagem (10g) de fermento biológico seco
½ xícara de leite desnatado morno
1 xícara (chá) de uvas passas trituradas
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
1 ovo inteiro
2 gemas
½ xícara (chá) de margarina light
1/3 xícara (chá) de suco de laranja
1 colher (chá) de sal
½ colher (sopa) de essência de panetone
3½ xícaras (chá) de farinha de trigo especial, aproximadamente

Acabamento para pincelar e polvilhar
1 gema
1/2 colher (sopa) de adoçante em pó

Modo de fazer
Em uma vasilha coloque o fermento, o leite, as passas, as frutas cristalizadas. Reserve.
Bata no liquidificador os ovos, a margarina, o suco de laranja, o sal e a essência de panetone e adicione aos ingredientes reservados, acrescentando aos poucos a farinha. Divida a massa em duas partes iguais.

Boleie e coloque-as em duas fôrmas para panetone de 500g cada. Cubra com um pano seco e limpo e deixe descansar por três horas aproximadamente ou até dobrar de volume.
Faça dois cortes em forma de cruz na superfície.

Pincele com a gema e leve ao forno médio preaquecido por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar. Polvilhe com adoçante.

Tempo de preparo: 4 horas
Rendimento: 2 panetones light (20 fatias)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de