
Na ceia de natal é possível substituir pratos tradicionais, mais calóricos e gordurosos, por pratos gostosos, porém com menos açúcares e gorduras e, mais ricos em fibras.
O GAAD - Amigos Diabéticos traz aos seus internautas e membros receitas deliciosas ao longo do ano, porém, diet e sem açúcar.
Confira abaixo algumas das receitas que foram publicadas em nosso portal durante o ano e aproveite para preparar para a ceia de natal.
No final de ano é quase impossível fugir das tentações das festas tradicionais. Esse momento do ano é muito importante para dividir com os familiares momentos de confraternização e alegria. Veja como tornar sua ceia numa refeição mais saudável!
Como planejar uma ceia saudável?
A mesa farta é uma das características que herdamos dos portugueses e espanhóis. Além disso, muitos dos alimentos que consumimos combinam mais com o clima frio dessa época na Europa que com o calor tropical. Assim, algumas modificações nos cardápios tradicionais podem representar ótima vantagem para a saúde!
- De prato principal, prefira as carnes brancas, como frango e peru. Inove e inclua peixe como uma das opções. Para acompanhar fuja de molhos à base de creme de leite. Cuidado com preparações como a farofa, rica em gordura.
- Tente incorporar ao seu cardápio preparações leves e menos calóricas. Procure fugir de saladas elaboradas com maionese, o tradicional salpicão. Sempre inclua preparações com verduras e legumes. Quanto mais coloridas, mais atraentes. Substitua a maionese por molho preparado à base de iogurte natural.
- Na sobremesa, dê preferência às frutas frescas como opções aos doces natalinos tradicionais, tais como o panetone e a rabanada. Além das frutas tradicionais, como uva e cereja, inclua outras opções tropicais.
Dica: Inicie o planejamento da ceia com antecedência. Monte o cardápio antes de ir às compras. Conte o número de convidados, calcule as quantidades necessárias e faça a lista de ingredientes. A pesquisa comparativa dos preços e a compra antecipada de alimentos que podem ser estocados no congelador ou na dispensa podem resultar em economia. |
Como posso controlar meu consumo numa ceia tradicional?
- Mantenha os horários regulares das demais refeições. Ao pular uma refeição ou adiá-la, você chegará à próxima refeição com mais fome - assim, não espere a ceia com fome - dessa forma fica impossível resistir: faça um lanche com baixo valor calórico e rico em fibras para poder controlar as quantidades na ceia.
- Controle a quantidade! Ao deparar-se com um banquete, o primeiro impulso é servir-se de tudo e abundantemente. Prepare um prato com quantidades pequenas e, se ainda tiver fome, repetir aqueles que mais lhe agradaram, sempre com moderação.
- Aproveite o tempo livre dos feriados para tentar entrar em boa forma. Mesmo se não puder despender de muito tempo, reserve pelo menos 30 minutos diários para caminhar e gastar um pouco das calorias extras consumidas!
Que fazer quando a preparação é... | |
Peru ou lombo assado | Controle o tamanho da porção. Não coma a pele ou a gordura. Além dos molhos, fique atento ao tipo de recheio utilizado. A carne de aves é menos calórica. Evite as frutas em calda que muitas vezes fazem parte da receita. |
Farofa e arroz com lentilha | Mesmo sendo mais calórico do que o arroz branco, o arroz com lentilha ainda é melhor opção do que a farofa, que para ficar "molhada" inclui no seu preparo uma grande quantidade de manteiga |
Salpicão | Essas calorias podem variar bastante dependendo da receita. Use maionese light, não acrescente nenhum outro tipo de gordura, use o frango cozido, nunca frito. O melhor mesmo é substitui-lo por uma salada verde - além de poucas calorias, ainda equilibra a refeição fornecendo várias vitaminas e minerais. |
Sobremesas: panetone, rabanada, nozes, uva passa e ameixa seca | As sobremesas devem ser consumidas com moderação. Prefira as frutas frescas. Controle a quantidade e evite comer todas as opções... Dependendo da marca, uma fatia de panetone pode fornecer mais do que 360 kcal! Cuidado com as frutas secas como uva passa e ameixa seca, que concentram grande quantidade de açúcar. |
Bebida alcoólica pode ser consumida?
- Respeite seu plano alimentar orientado por médico ou nutricionista. Será permitido o consumo de bebida alcoólica dependendo do grau de controle do diabetes e do tipo de medicamento utilizado. Se puder incluir a bebida alcoólica, tome alguns cuidados.
-Não beba em jejum para evitar a hipoglicemia.
Moderação! Não ultrapasse duas doses no caso de homens e uma dose no caso de mulheres: 1 taça de vinho ou champanhe, 1 copo de cerveja ou uma dose de destilado.
Dra. Claudia Ridel Juzwiak | Dr. André Fernandes Reis
Comentários
Postar um comentário
O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!
Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).