
A compilação dos resultados foi feita por pesquisadores britânicos e divulgada no Archive of Internal Medicine. Ela apontou que pessoas que bebem três ou quatro xícaras de café ou chá por dia diminuem o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em até 20%. A mesma quatidade de café descafeinado tem um efeito positivo ainda maior, cortando em até 33% os riscos. Já que pouco pode ser atribuído a cafeína, o mais provável é que o mérito seja quase todo de outros componentes do café, como o magnésio e antioxidantes, dizem os pesquisadores.
A diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo produz uma quantidade insuficiente de insulina ou quando a insulina produzida não funciona como deveria. Geralmente, a doença afeta pessoas com mais de 40 anos e o tratamento inclui uma dieta saudável e o aumento da atividade física, além do uso de medicamentos e insulina.
Os indícios dos benefícios do café e do chá apontam agora para novos caminhos no tratamento preventivo da diabetes tipo 2, afirmam os responsáveis pela pesquisa. "Se as evidências encontradas forem reais, as implicações para milhões de indivíduos que desenvolveram ou podem desenvolver a diabates tipo 2 são enormes", disse à rede BBC Victoria King, da Diabetes UK, uma organização britânica que ajuda na prevenção e no tratamento da diabetes.
Comentários
Postar um comentário
O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!
Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).