Pular para o conteúdo principal

Estudantes mexicanos criam refrigerante substituto de insulina para diabéticos

Em um país onde 70 por cento da população é obesa e 8 milhões são diabéticos, devido em parte, ao gosto dos mexicanos pelas bebidas açucaradas, um grupo de estudantes decidiu aliar-se com o inimigo e criar um refresco substituto da insulina.

Como em todos os cantos das cidades mexicanas o Taco é uma preferência e em cada rua existe uma loja de conveniência (24 horas) cheia de freezers cheios de refrigerantes, águas aromatizadas e sucos, entre outros.

"Um em cada cinco mexicanos tem uma predisposição genética para o diabetes e os outros quatro a cada dia compram um bilhete para tê-lo", disse o Dr. Agustin Lara, diretor do Programa de Saúde do Adulto e do Idoso do Ministério da Saúde em entrevista à EFE.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto Mexicano de Seguro Social (IMSS), a perspectiva é ruim para 2025, estima-se que existirão 11 milhões pessoas com diabetes no México.

Não é de estranhar que nesta situação são muitas invenções e estudos que tentam tornar a vida mais fácil para as pessoas que têm essa doença.

Este é o caso de um grupo de estudantes de engenharia bioquímica na Universidade do México que criaram uma bebida feita de extrato de flor de hibisco que ajuda a reduzir os níveis de glicose.

A invenção, disse Liliana Dondiego, uma estudante de 22 anos, é chamado de "Jamaigüita" e é uma bebida para diabéticos constituída de glicina, um aminoácido que provoca diminuição dos níveis de glicose no sangue.

"Não é tão caro como a insulina, mas tem o mesmo efeito", afirma a estudante, que disse que a invenção é parte de um projeto universitário que os obriga a fazer uma inovação tecnológica na área de alimentos.

Eles escolheram este projeto com base em estudos anteriores sobre as propriedades da água da Jamaica e devido as altas taxas de diabéticos no país.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o México é o segundo país mais obeso do mundo, a doença, explica o Dr. Lara, está intimamente ligada ao diabetes.

"Se você tem um índice de massa corporal entre 25 e 29,9 têm o dobro do risco de desenvolver diabetes do que uma pessoa com peso normal, enquanto que se for 30-a 34,9 são três vezes e, se tiver mais de 35 anos, têm seis vezes mais chances ", disse ele.

Outro indicador do risco de ter diabetes é a circunferência abdominal, que para os riscos serem menores deve ser inferior a 90 centímetros nos homens e menos de 80 centímetros nas mulheres.

No México o número de pessoas cresce a cada ano, mas também as taxas de gordura e, na opinião do médico, isso se deve ao "baixo consumo de frutas e legumes todos os dias e ter mais alimentos processados, gorduras saturadas e de bebidas açucaradas e menos fibras e antioxidantes .

De acordo com dados fornecidos pelo Dr. Lara, agora 9,3 por cento das mortes entre os homens e 8,3 por cento das mulheres são atribuídos à má alimentação.

Além disso, este é um problema que vai crescer ao longo dos anos se nada for feito e o principal desafio, disse o médico, é o que está acontecendo com as crianças.

"Esta pode ser uma geração de crianças que quebra o grande paradigma da morte, onde os pais têm de aprender a enterrar seus filhos", disse ele.

Para impedir que isto aconteça, o médico recomenda seguir os cinco passos para uma vida saudável: incorporar a atividade física por 20 minutos no mínimo ao seu dia, a água potável (6 a 8 copos), comer legumes e frutas, controlar a medida da cintura, a pressão, o açúcar, e compartilhar esses hábitos com a família.

Paula Medrano
EFE © 2009. É expressamente proibida a redistribuição e retransmissão de todo ou parte do conteúdo dos serviços da EFE, sem consentimento prévio e expresso da Agencia EFE SA

Comentários

  1. Sempre achei que o ingrediente no hibisco responsável pela diminuição da glicose fosse a antocianina. Estranho eles dizerem que é a glicina.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!

Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus...

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se...

Projeto aprovado concede benefícios a portadores de diabetes

Os portadores de diabetes poderão passar a ter direito à concessão de uma série de benefícios já previstos em lei para outras doenças. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta que altera uma série de normas garantindo aos portadores de diabetes o direito de sacar dinheiro do PIS-Pasep e do FGTS; além de garantir o recebimento de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez sem carência. A proposta também dá aos diabéticos direito a passe livre no transporte público. O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente a diabete pode levar à ocorrência de infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações. O projeto de Lei Complementar (PLS 389/08), do senador Renan Calheiros (PMDB-A...