
“Antes de dormir é aconselhável fazer uma glicemia capilar para todas as pessoas usuárias de insulina”, explica a enfermeira Nívia Aparecida Pissaia Sanches, educadora em diabetes do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Segundo Nívia, quem utiliza insulina deve fazer um planejamento alimentar que inclua uma ceia noturna, montada de acordo com o resultado de seu teste de glicemia e previamente combinada com o nutricionista. O maior ou menor aporte de carboidratos na ceia vai depender de como está a glicemia – alta ou baixa.
“Para que a pessoa com diabetes possa ter uma vida normal e reduzir ao máximo o risco de desenvolver uma complicação, é necessário ter a doença sob controle, o que significa manter as glicemias dentro dos níveis fisiológicos, ou seja: no jejum entre 80 e 110 mg/dl e níveis pós-alimentares inferiores a 140 mg/dl”, lembra Nívia.
Esses valores de glicemia capilar devem ser respeitados também na hora de deitar. Antes de dormir, o índice deve estar um pouco acima de 120 mg/dl - sendo que em crianças pode chegar a 130mg/dl - para garantir uma noite de sono mais tranqüila, livre de “surpresas” na madrugada. Se, ao dormir, a glicemia ainda se mantiver abaixo desses valores, pode-se corrigir o índice com alimentos como leite, queijo, que são mais ricos em gordura. Se mesmo assim ainda não se sentir seguro, deve-se fazer uma glicemia capilar entre 2 e 3 horas da manhã.
Quem tem o hábito de tirar uma soneca após o almoço, não precisa comer menos na refeição por receio de ver sua glicemia subir muito, desde que esteja fazendo contagem de carboidratos e utilizando insulina rápida ou ultra-rápida, informa a especialista. Não é necessário fazer o teste de glicemia antes da sesta, mas é aconselhável realizar o teste cerca de duas horas após o almoço para verificar como anda a glicemia pós-prandial.
Obrigada, estava preocupada com medo de meu filho ter hipo à noite, sempre dou um lanchinho para ele, mas tinha dúvidas de quanto era a glicemia ideal antes de dormir, agora dá para calcular quanto ele pode comer dependendo da glicemia dele à noite antes de deitar. Ele toma Lantus de manhã eHumalog nas refeições.
ResponderExcluir