Pular para o conteúdo principal

Remédio para diabetes eleva risco de falha do coração e morte

Primeira linha

O sulfonilureas, um tipo de medicamento largamente utilizado para tratar o diabetes tipo 2, eleva significativamente o risco de problemas cardíacos e morte quando comparado com o metformina, outra droga antidiabetes muito popular.

A descoberta, publicada no British Medical Journal, sugere diferenças clinicamente relevantes nos perfis de segurança cardiovascular dos dois medicamentos, e recomenda que o metformina deve ser preferido como tratamento de primeira linha para o diabetes tipo 2.

Diabetes e problemas cardiovasculares

O diabetes tipo 2 afeta mais de 180 milhões de pessoas no mundo todo e está associado com um risco de morte duas vezes mais elevado entre os seus portadores, sobretudo de doenças cardiovasculares.

Os medicamentos orais antidiabetes são largamente utilizados para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, mas havia suspeitas de que eles elevassem os riscos de problemas cardiovasculares.

Por isto, a equipe do professor Paul Elliott, do Imperial College London, decidiu investigar o risco de ataque cardíaco (infarto do miocárdio), falha do coração e morte por qualquer causa, associados com a ingestão dos diferentes tipos de remédios para controle do diabetes.

Os pesquisadores usaram dados de 91.521 pacientes, homens e mulheres com idade média de 65 anos, portadores de diabetes, entre os anos de 1990 e 2005. Foram levados em conta fatores que poderiam afetar os resultados.

Comparação dos remédios para diabetes

O metformina era o remédio mais usado pelos participantes da pesquisa, sendo tomado por 74,5% deles, seguido pelo sulfonilureas de segunda geração (63,5%).

Em comparação com o metformina, tanto a primeira quanto a segunda geração do sulfonilureas mostraram-se associadas com um significativo aumento no risco de mortalidade por todas as causas - até 61% a mais. A segunda geração do sulfonilureas apresentou 30% a mais de risco de falha do coração.

Outra classe de medicamentos antidiabetes, chamada tiazolidinedionas, não mostrou nenhuma associação com o risco de ataques cardíacos, mas apresentou um risco 39% menor de mortalidades por todas as causas associadas com o uso de pioglitazona, em comparação com o metformina.

"O sulfonilureas, junto com o metformina, há muito tempo são considerados os principais medicamentos para o tratamento do diabetes tipo 2. Nossas descobertas sugerem um perfil de risco relativamente desfavorável do sulfonilureas em comparação com o metformina," dizerem os autores do estudo.

Desta forma, eles endossam as recomendações da Associação Norte-Americana de Diabetes e da Federação Internacional de Diabetes, que recomendam o metformina como o tratamento inicial para o diabetes tipo 2.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de