
Segundo os investigadores, o perímetro abdominal é, entre os factores que caracterizam a síndrome, o que mais contribui para essa associação.
No estudo, os cientistas acompanharam 956 funcionários de uma empresa japonesa, com idade média de 42,7 anos, para avaliar a associação entre a síndrome metabólica e o surgimento de depressão e ansiedade. Esses transtornos foram avaliados durante dois anos consecutivos através de um questionário de perfis de estados de humor e através de consultas clínicas.
Nas análises, foi observada uma relação positiva entre a presença de síndrome metabólica no início do estudo e o surgimento de um novo quadro de depressão no ano subsequente. Dos cinco componentes avaliados da síndrome, apenas o perímetro abdominal esteve significativamente relacionada com o surgimento de depressão.
Os investigadores registaram ainda uma tendência positiva significativa de associação entre o número de componentes da síndrome e o surgimento de depressão, mas não entre a síndrome metabólica e o surgimento de ansiedade.
Comentários
Postar um comentário
O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!
Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).