
Para avaliar as razões do pior controle do diabetes no contexto da depressão, pesquisadores americanos examinaram 4117 pacientes com a doença; e a depressão foi avaliada no início através do Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9). A adesão do paciente e a otimização do tratamento pelo médico foram analisados naqueles com evidência de mau controle da doença (HbA1c > 8,0%, LDL > 130 mg/dL, PA sistólica > 140 mmHg) ao longo de cinco anos.
Entre os pacientes com diabetes e mau controle da doença, a depressão esteve associada com uma probabilidade aumentada de uma pior aderência às medicações de controle do diabetes (OR 1,98), da hipertensão (OR 2,06) e do LDL (OR 2,43). Nos pacientes com mau controle da doença que tinham boa adesão ao tratamento ou que ainda não haviam iniciado a medicação, a depressão não esteve associada com diferenças na probabilidade de otimização do tratamento pelo médico.
Comentários
Postar um comentário
O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!
Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).