Pular para o conteúdo principal

Maior refrigerante light consumido no mundo chega ao mercado com versão vitaminada

Prduto lançado em 1997 deixa de ser fabricado, e nova fórmula chegou aos mercados do Sul e Sudeste em janeiro deste ano

Está desvendado o enigma do sumiço da Coca-Cola Light de bares, restaurantes e gôndolas dos supermercados nos últimos dias. A resposta para o mistério que intrigou os consumidores fiéis não é a eliminação do mercado, como chegou a ser especulado, mas um reposicionamento.

Seguindo uma estratégia mundial da companhia, o refrigerante passará a se chamar Coca Cola Light Plus e terá alteração na fórmula com a adição de vitaminas e sais minerais, além de nova embalagem. O lançamento para os mercados do Sul e Sudeste será na próxima segunda-feira, em latas de 310 ml e garrafas pet de 1,5 litro, com preços ainda não revelados.

Ricardo Vontobel, presidente do conselho de administração da Vonpar, fabricante dos produtos Coca-Cola para os mercados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, admite que uma das causas da mudança é a sobreposição com a Coca-Cola Zero e a consequente canibalização dos dois rótulos.

– Coca Light e Zero são praticamente o mesmo produto – diz Vontobel, também presidente da Associação dos Fabricantes Brasileiros de Coca-Cola.

O diretor de marketing e desenvolvimento de negócios da Vonpar, Luiz Fernando Mattos, avalia que o principal apelo da nova bebida será o atributo funcional pela presença de vitaminas e sais minerais. Para não desagradar os apreciadores da antecessora, a promessa é de um sabor muito próximo ao original.

Público-alvo permanece praticamente igual
O público-alvo da nova bebida está nas classes A e B com mais de 25 anos, especialmente o feminino, praticamente o mesmo da versão que está deixando de ser fabricada.

A principal razão para a mudança é a perda de mercado. Enquanto a Coca-Cola Zero não parou de ganhar participação desde o lançamento em 2007 e hoje tem 4% do mercado brasileiro de refrigerantes, a irmã mais velha viu a sua fatia emagrecer dois terços e virou o ano com apenas 1% das vendas totais da bebida no Brasil.

Para o professor de Marketing da PUCRS André D’Angelo, a estratégia de retirar sem alarde a versão atual da light pode ser atribuída a uma tentativa de não causar descontentamento entre os consumidores e evitar “desmoralizar a marca”, caso seja necessário ressuscitá-la. Para o especialista em marcas Júlio Moreira, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, o risco que a empresa corre é ver o apreciador da versão light migrar para a concorrência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus...

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se...

Projeto aprovado concede benefícios a portadores de diabetes

Os portadores de diabetes poderão passar a ter direito à concessão de uma série de benefícios já previstos em lei para outras doenças. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta que altera uma série de normas garantindo aos portadores de diabetes o direito de sacar dinheiro do PIS-Pasep e do FGTS; além de garantir o recebimento de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez sem carência. A proposta também dá aos diabéticos direito a passe livre no transporte público. O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente a diabete pode levar à ocorrência de infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações. O projeto de Lei Complementar (PLS 389/08), do senador Renan Calheiros (PMDB-A...