
Avaliando, pela internet, 500 pessoas que tinham prescrição de insulina para controle do diabetes, os pesquisadores descobriram que 57% já haviam ignorado intencionalmente as injeções, e 20% o faziam frequentemente. Os resultados indicaram também que estudantes, pessoas com diabetes tipo 2 e aquelas que tinham de tomar injeções com maior frequência eram mais propensas ignorar a insulina algumas vezes.
O estudo mostrou que pessoas com diabetes tipo 1 – caracterizada por dependência de insulina – que não seguem a dieta recomendada são mais propensas a ignorar suas injeções de insulina. Entre os pacientes com o diabetes tipo 2 – condição muitas vezes associada à obesidade –, os mais jovens, aqueles com menor renda e os que consideram as injeções dolorosas ou constrangedoras são mais propensos a deixá-las de lado.
“Perder as injeções de insulina intencionalmente pode ser mais comum do que os médicos pensam”, afirmou o pesquisador Mark Peyrot em nota para a imprensa. “É importante, para os médicos e outros profissionais de saúde, ter consciência dos potenciais fatores de risco, especialmente para pacientes que relatam problemas associados às injeções”, acrescentou o especialista.
Comentários
Postar um comentário
O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!
Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).