Pular para o conteúdo principal

Pensando em fazer uma cirurgia plástica? Converse com um diabetólogo

Livrar-se de um pneuzinho, dar uma leve arrebitada no nariz ou então ir logo querendo desbancar o visual do já não tão novo colo de uma famosa, nada disso é proibido. Muito menos pecado. A idéia de que diabéticos devam avaliar com restrições a possibilidade de enfrentar uma cirurgia plástica, motivada por razões de ordem exclusivamente estética ou outra necessidade qualquer, é improcedente, desde que se trate de um paciente consciente de suas limitações e que tenha suas taxas de glicose e hemoglobina glicosilada sob controle, além de respeitar recomendações e repousos pós-operatórios.
Chefe do serviço de cirurgia plástica do Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, e diretor da Interclínica Jardim Botânico, o cirurgião plástico Marcelo Daher vem realizando diversas intervenções em diabéticos e faz apenas uma exigência a esses pacientes. “Para que o diabético seja operado é indispensável a presença do seu diabetólogo, do médico que o vem acompanhando sempre e que estará fazendo durante a cirurgia a verificação das taxas de glicemia de tempo em tempo”, determina Daher.
Discípulo de Ivo Pitanguy, Daher lembra que para o pré-operatório é o bastante o jovem ou adulto diabético, tipo 1 ou tipo 2, certificar-se de que vem se mantendo com níveis bem controlados de glilcemia. O médico ressalta que a exigência da presença do especialista responsável pelo paciente é um excesso de zelo no sentido de que se evite o surgimento de complicações, como a ocorrência de hipo ou hiperglicemias durante a intervenção cirúrgica. Além disso, a assistência continuada do diabetólogo garante a estabildiade dos níveis de glicose, diminuindo a suceptibilidade a infecções e à cicatrização mais demorada que o diabético tende a ter.
De resto, não há qualquer restrição e o diabético está apto a submeter-se desde a uma lipoaspiração para contorno corporal até uma plástica para remodelação mamária ou de perfiloplastia de nariz, orelhas, lábios e maçãs. Enfim, pode fazer tudo a que tem direito.
Antes de tomar qualquer decisão, contudo, deve levar em conta alguns dos muitos conselhos dados por Daher a qualquer candidato a uma cirurgia plástica. O médico lembra que, antes de mais nada, uma operação plástica só deve ser realizada quando a pessoa a desejar fortemente, souber exatamente o que quer, a partir de uma motivação íntima, pessoal e nunca por sugestão ou imposição de terceiros. Além disso, a pessoa deve estar segura de que não está se deixando levar pela idéia de que uma plástica poderá resolver problemas seus que tenham origem em insatisfações de ordem afetiva, pois a pessoa poderá se frustrar se a dificuldade persistir, ainda que o resultado da cirurgia seja o desejado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus...

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se...

Projeto aprovado concede benefícios a portadores de diabetes

Os portadores de diabetes poderão passar a ter direito à concessão de uma série de benefícios já previstos em lei para outras doenças. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta que altera uma série de normas garantindo aos portadores de diabetes o direito de sacar dinheiro do PIS-Pasep e do FGTS; além de garantir o recebimento de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez sem carência. A proposta também dá aos diabéticos direito a passe livre no transporte público. O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente a diabete pode levar à ocorrência de infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações. O projeto de Lei Complementar (PLS 389/08), do senador Renan Calheiros (PMDB-A...