
Chefe do serviço de cirurgia plástica do Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, e diretor da Interclínica Jardim Botânico, o cirurgião plástico Marcelo Daher vem realizando diversas intervenções em diabéticos e faz apenas uma exigência a esses pacientes. “Para que o diabético seja operado é indispensável a presença do seu diabetólogo, do médico que o vem acompanhando sempre e que estará fazendo durante a cirurgia a verificação das taxas de glicemia de tempo em tempo”, determina Daher.
Discípulo de Ivo Pitanguy, Daher lembra que para o pré-operatório é o bastante o jovem ou adulto diabético, tipo 1 ou tipo 2, certificar-se de que vem se mantendo com níveis bem controlados de glilcemia. O médico ressalta que a exigência da presença do especialista responsável pelo paciente é um excesso de zelo no sentido de que se evite o surgimento de complicações, como a ocorrência de hipo ou hiperglicemias durante a intervenção cirúrgica. Além disso, a assistência continuada do diabetólogo garante a estabildiade dos níveis de glicose, diminuindo a suceptibilidade a infecções e à cicatrização mais demorada que o diabético tende a ter.
De resto, não há qualquer restrição e o diabético está apto a submeter-se desde a uma lipoaspiração para contorno corporal até uma plástica para remodelação mamária ou de perfiloplastia de nariz, orelhas, lábios e maçãs. Enfim, pode fazer tudo a que tem direito.
Antes de tomar qualquer decisão, contudo, deve levar em conta alguns dos muitos conselhos dados por Daher a qualquer candidato a uma cirurgia plástica. O médico lembra que, antes de mais nada, uma operação plástica só deve ser realizada quando a pessoa a desejar fortemente, souber exatamente o que quer, a partir de uma motivação íntima, pessoal e nunca por sugestão ou imposição de terceiros. Além disso, a pessoa deve estar segura de que não está se deixando levar pela idéia de que uma plástica poderá resolver problemas seus que tenham origem em insatisfações de ordem afetiva, pois a pessoa poderá se frustrar se a dificuldade persistir, ainda que o resultado da cirurgia seja o desejado.
Comentários
Postar um comentário
O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!
Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).