Pular para o conteúdo principal

Bomba de Insulina (SIC) nas crianças!

É, pois é… tenho pensado nisso. Acho que chega uma hora que não tem como fugir. SIC é a sigla para Sistema de Infusão Contínua, a famosa Bomba de insulina.

Sei que muito diabéticos já usam e algumas crianças também. Perguntei pro meu médico e ele disse que tem um paciente diabético de dois anos que já usa. Numa palestra na ADJ, fiquei sabendo que existem crianças diabéticas que conseguiram a bomba de insulina e os insumos pra ela pelo governo, sem o processo judicial, apenas com o administrativo (que é o que fazemos pra conseguir Novorapid, Lantus, Levemir, etc). Vocês sabiam disso???

Eu meço a glicemia da Vittoria no mínimo 6 vezes por dia. Mas ela já está acostumada a medir até 8, 9 vezes dependendo da quantidade de atividade física que tem e sensações esquisitas ao longo do dia. Já aplico insulina também no mínimo 6 vezes; duas pra basal e uma no café, no almoço, no lanche, na janta e eventualmente fora desses horários quando tem alguma hiper, sem noção!!!

São ao todo, mais ou menos, 12 picadas por dia, que é claro, permitem um maior controle, mas mesmo assim, sinto que o controle poderia ser ainda melhor, se eu conseguisse aplicar menos de 0,5U de insulina…. Ou a gente dá mais comida pra justificar uma picada, ou deixa pra corrigir depois, na refeição seguinte e aí começa a embolar tudo !!!

Ah, sei lá…. me pergunto se precisa mesmo dessa picação toda, podendo diminuir com o uso da bomba e além disso, ter um controle melhor da glicemia… podemos fazer mais bólus durante o dia com quantidades menores e mais quebradas de insulina tipo 0,2 ou 0,4 ou 1,7… Por quê não??

A Accu-chek tá com um site só sobre a bomba (www.accuchekspirit.com.br/) - Lá tem link pro perfil deles no Twitter, comunidade no Orkut e Página no Facebook.

Lá tem muita informação, inclusive as que interessam às mães !!!! Tem um depoimento também de uma menina de 10 anos que usa a bomba!
Que idade meu filho precisa ter para usar um SIC?

Resposta: Não existe uma idade mínima para a indicação do SIC de Insulina. Atualmente os SIC de Insulina estão sendo usados com sucesso, mesmo em crianças bem pequenas. Essa terapia é possível para crianças se os pais estiverem aptos a prestar assistência contínua.

A experiência tem demonstrado que jovens por volta dos 12 anos conseguem controlar, sozinhos, a terapia, se seus pais lhes derem apoio nessa tarefa. É preciso discutir com o médico se seu filho atende aos pré-requisitos para o SIC de Insulina.

Qual a segurança de um SIC para meu filho?

Se decidir por esta terapia, não significa que estará abrindo mão do controle da insulina de seu filho em favor de um “corpo estranho”. Também não significa que precisará ficar com medo de que algo poderá dar errado se deixar seu filho a sós com o SIC de Insulina.

Eis o que é necessário saber:

- Um SIC de Insulina não tem vida própria.Só fará o que for programado. Há um abrangente sistema que garante total segurança com o uso deste produto;

- É possível restringir os mecanismos operacionais, de tal forma que, seu filho(a) não poderá modificar a programação e nem aplicar maiores quantidades de insulina como por exemplo, bloqueando a taxa basal e limitando a quantidade máxima de bolus;

- O SIC de Insulina “avisa”, por meio de um sistema de alarmes e segurança, sobre possíveis problemas em tempo hábil. Por exemplo, se o cartucho de insulina estiver quase vazio, ou se a bateria estiver fraca;

- Se desejar verificar se a quantidade de insulina e/ ou bateria é suficiente, raramente o alarme será acionado. Mesmo que seu filho(a) esteja longe, haverá tempo mais do que suficiente para que entrem em contato e tomem as medidas corretivas.

Por Nicole Lagonegro, 29 anos, São Paulo/SP. Mãe da Maria Vittoria e da Maria Eduarda! Não sou médica. O que eu escrevo são coisas que eu leio, que o médico da minha filha me orienta a fazer, assim como a nutricionista e outros profissionais. São minhas próprias conclusões que tem como base a observação que faço da MINHA FILHA. Não acho que exista um certo e um errado. Temos que confiar no profissional que escolhemos pra tatar desse Diabetes. Gostaria muito de saber a opinião de outras pessoas, como conduzem as coisas, o que fazem de diferente.

Nicole tem um blog sobre: Minha Filha Diabética!

Comentários:
2. Equipe SIC | Accu-Chek - agosto 30, 2010[Edit]

Olá Nicole, que bacana o seu post! =)

Esse assunto é muito interessante e vem crescendo em importância cada vez mais no ramo, por se tratar de uma terapia que vai ao encontro do que os pais mais querem para seus filhos: mehor controle da glicemia. E é exatamente por isso que estamos aqui!

Queremos agradecer pelo destaque que você deu ao nosso hotsite. Nossa presença social, seja no hotsite, twitter, no orkut ou no facebook é justamente para mostrarmos como é interessante esse tipo de terapia, e fornecer o máximo de informações possíveis, como você ressaltou nas perguntas e respostas no post.

Fica o convite a todos para participarem de nossa comunidade oficial no Orkut (Bomba de Insulina | Accu-chek) e seguirem nosso perfil no twitter (@SIC_Accu_Chek). Postaremos sempre algumas perguntas e repostas mais comuns com dúvidas sobre o tratamento, informações interessantes, vantagens e desvantagens, enfim, tudo que pudermos ajudar, nós faremos.

Um grande abraço e sucesso com seu blog, é MUITO bom!

Equipe SIC | Accu-Chek Twitter: @SIC_Accu_Chek

4. Sarah Rubia - agosto 31, 2010 [Edit]

Nic, Minha mãe vai dar a bomba ao Igor, ja estamos pesquisando, quero ter bastante informação antes de comunicarmos ao medico a nossa decisão. Minha duvida é so uma, apesar de tantas aplicações na maior parte do tempo não a nada que o difere de outras crianças, será que a bomba não afetaria a auto estima?? Ainda penso nisso…

Responder
Nicole - agosto 31, 2010 [Edit]

Pois é Sarah, é algo a se pensar sim!! Nao tem como a gente adivinhar como eles irão se sentir! Por isso acho importante que junto com a bomba venha uma terapia, individual ou ainda melhor, familiar…. Ja que todas as decisoes sobre diabetes afetam a familia toda, ne!!!

Tentar a bomba pelo governo nao rola??

Responder
Equipe SIC | Accu-Chek - agosto 31, 2010[Edit]

É legal para a Sarah dar uma lida no depoimento da Emily no sitehttp://www.accuchekspirit.com.br. É bem interessante a forma que ela entende a necessidade do aparelho e como isso deixa ela tranquila em explicar o funcionamento para os seu amiguinhos: “Só digo que é um aparelho que me ajuda a viver muito melhor. E ajuda mesmo.”

Um grande abraço!

Equipe SIC | Accu-Chek Participe da nossa comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105526362

5. Debora - agosto 31, 2010 [Edit]

O nicole,

Penso na bomba para o futuro no caso da Luana, acho ela muito pequena 2 anos e meio, e se ela mexer e desregular este é maior medo, sera que existe alguma trava?

Responder
Equipe SIC | Accu-Chek - agosto 31, 2010[Edit]

Olá Débora, Sim, é possível restringir os mecanismos operacionais, de tal forma que, sua filha não poderá modificar a programação e nem aplicar maiores quantidades de insulina como por exemplo, bloqueando a taxa basal e limitando a quantidade máxima de bolus.

Você pode ver mais detalhes sobre a segurança para sua filha aqui neste tópico: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=105526362&tid=5507151782179714631&start=1

Espero ter ajudado! ; )

Equipe SIC | Accu-Chek Siga-nos no twitter: @SIC_Accu_Chek

Responder
Nicole - agosto 31, 2010 [Edit]

É.. esse lance de bomba parece tabu ainda!! Precisamos divulgar mais informação mesmo!! Fora do Brasil, crianças de 2 anos já usam a bomba… há muito tempo!!!!!! Já ví até mais novas!!!

Se é o melhor tratamento que existe, precisamos desmistificar, não??

6. Equipe SIC | Accu-Chek - agosto 31, 2010[Edit]

Sem duvida Nicole, sem dúvida devemos desmistificar o uso do SIC de insulina, principalmente em crianças, pois a segurança que seus pais tanto desejam de fato acontece com o uso do aparelho.

Estamos aqui com esse objetivo e contamos com sua colaboração, que já está sendo excelente! ; )

Grande abraço,

Equipe SIC | Accu-Chek

Responder
7. ELIANA RIBEIRO DE QUEIROZ - agosto 31, 2010[Edit]

Nicole,

Também tenho pensado muito neste novo método nos últimos dias, participei de uma palestra pela ADJ com a empresa Medtronic, achei fantástico.

Pude ouvir um depoimento (ao vivo) de uma adolescente que usa e não troca por nada, diz não se ver mais sem a bomba.

Fiquei bastante animada principalmente com os resultados, ela conseguiu baixar a glicada a menos de 7.

Meu filho tem 13 anos e vou procurar saber se é realmente possivel por processo administrativo.

Abraços e fique com Deus

Eliana


Comentários

  1. Sou mãe da Ana Laura de 3 anos, há 2 meses com a bomba de insulina da Medtronic. Estou MUITO mais tranquila com o controle, as hipos diminuíram muito e para ela é uma coisa tão natural, que nem liga... Coloco em uma pochetesinha que fica nas costas e a gente deixa por dentro da roupa. Nem aparece... Dá muito mais liberdade na alimentação e conseguido um ajuste inicial, que é lento, mais muito mais fisiológico, o controle fica bem melhor. É claro que não é mágica, não é a cura, a vigiância é constante, mas é um grande avanço no tratamento e na qualidade de vida dos pequenos e da família. Eu recomendo. Consegui a bomba e os insumos pelo governo!. Um abraço. Andréa.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréa, o que te fez escolher pela Medtronic? Qual é a diferença com relação a da Accu-Chek? Você pesquisou? O que te fez decidir por uma e não outra??

    Obrigada

    Nicole

    ResponderExcluir
  3. Nicole,
    A bomba indicada para a Ana Laura foi a Paradigma real time 722 da Medtronic, pois é a única que permite a colocação do sensor de glicose Minilink. Este sensor faz medidas a cada 5 minutos e toca um alarme se a glicemia sai da faixa determinada. Outras coisas que não falei, é que a troca do cateter que é feita a cada 3 dias é indolor. Posso dizer porque pus em mim e fiquei com ele por 3 dias. Mesmo assim, passo um anestésico tópico nela 2 horas antes e já fiz inclusive com ela dormindo. Só que é necessário monitorar a glicemia constantemente. Eu faço em média 10 medidas por dia. Ela ainda está com a bomba de teste, que é a 715, esperando pela dela para poder colocar o sensor, que também consegui pelo governo. O que eu achei mais interessante, é que dá para colocar um basal diferente para cada período do dia, dependendo da necessidade individual e sempre com insulina ultra-rápida, o que diminui muito aquela incerteza da absorção da ultra-lenta dependendo do local de aplicação que eu observava nela e que me dava tanto medo. É bastante coisa para falar, mas conforme voce quiser e se eu souber, te ajudo. Um abraço. Andréa.

    ResponderExcluir
  4. Que legal, Andrea!!!

    Gostaria de saber de onde vc é e como foi a ação pra conseguir a bomba, muita gente no meu blog tem duvidas quanto a isso!

    Você pode me contar por email?
    nicolelagonegro@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!

Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de