Pular para o conteúdo principal

Consumir bebidas com açúcar aumenta risco de diabetes - Elas também elevam as chances de síndrome metabólica em 20%

A ingerir dois copos de bebidas que contenham açúcar refinado por dia aumenta os riscos de diabetes do tipo 2 em 26%, diz um estudo feito pela Harvard School of Public Health. Além disso, esse tipo de bebida ainda é um fator que eleva os riscos de síndrome metabólica em 20%. Entre as bebidas que podem ser prejudiciais estão refrigerantes, sucos de fruta industrializados, chás gelados, bebidas energéticas e vitaminas que são compradas já prontas.

A pesquisa foi feita a partir de outros 11 estudos, que observaram mais de 300 mil homens e mulheres, com idades entre 21 e 84 anos. Os hábitos alimentares dessas pessoas foram analisados durante um período de quatro a 20 anos a fim de descobrir quais alimentos poderiam aumentar as chances de diabetes e síndrome metabólica.

O resultado dos estudos mostrou que das 15 mil pessoas que desenvolveram diabetes e nove mil que tiveram síndrome metabólica, a maioria bebia com frequencia bebidas que tinham açúcar refinado. Os autores dos estudos levaram em conta fatores que poderiam influenciar o resultado, como casos de diabetes na família, sexo, peso, idade e o consumo de outros tipos de alimentos.

A relação entre bebidas adoçadas e o desenvolvimento de diabetes e síndrome metabólicas pode ser parcialmente explicada pelo aumento de peso causado pela ingestão de açúcar. As bebidas ainda podem aumentar a pressão e a concentração de insulina no sangue rapidamente, causando uma reação de resistência do corpo à insulina, o que pode elevar os riscos de diabetes.

O estudo ainda aponta outros problemas que a ingestão de dois copos de bebidas açucaradas por dia pode causar, como cáries e doenças no sistema cardiovascular.

De acordo com os pesquisadores, não é tão simples diminuir o consumo de produtos com açúcar. Uma das alternativas seriam as bebidas diet, livres de açúcar, mas segundo os pesquisadores esse tipo de produto também não é saudável, e ainda não se sabe quantos malefícios ela pode trazer ao organismo.

A nutricionista Roberta Stella explica que a diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando o corpo não consegue utilizar a insulina produzida. Consequentemente, a quantidade de açúcar no sangue fica elevada, já que não há hormônios capazes de retirar o açúcar do sangue.

Quatro substitutos para o refrigerante

"As bebidas gaseificadas distendem o estômago dando uma falsa sensação de saciedade. Isso poderá antecipar a sensação de fome, podendo levar a um excesso alimentar durante o dia", explica a nutricionista Roberta Stella. A seguir, a especialista oferece opções muito mais refrescantes e saudáveis para você matar a sede:

1. Água: é o melhor hidratante para o organismo. E, de quebra, não apresenta calorias.

2. Água de coco: é uma excelente opção para aplacar a sede nos dias de calor intenso. Ela repõe os nutrientes perdidos através da transpiração. Mas cuidado: um copo de 200 mL contém 40 calorias.

3. Água levemente gaseificada: apesar de conter menos gás do que os refrigerantes, o consumo deve ser moderado, evitando a distensão do estômago. Contente-se com um copo pequeno ou 200 mL.

4. Sucos naturais: depois da água, eles formam a melhor opção hidratante para o organismo, fornecendo carboidratos, vitaminas e minerais. Entretanto, por serem calóricos, não devem ser ingeridos no lugar da água. Consuma, no máximo, dois copos por dia e prefira os sucos naturais feitos na hora. Assim, alguns dos nutrientes não são perdidos. É o caso da vitamina C que, por ser volátil, se perde com o calor do ambiente. E evite adoçá-los (se necessário, fique com adoçantes em vez do açúcar).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus...

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se...

Projeto aprovado concede benefícios a portadores de diabetes

Os portadores de diabetes poderão passar a ter direito à concessão de uma série de benefícios já previstos em lei para outras doenças. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta que altera uma série de normas garantindo aos portadores de diabetes o direito de sacar dinheiro do PIS-Pasep e do FGTS; além de garantir o recebimento de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez sem carência. A proposta também dá aos diabéticos direito a passe livre no transporte público. O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente a diabete pode levar à ocorrência de infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações. O projeto de Lei Complementar (PLS 389/08), do senador Renan Calheiros (PMDB-A...