
As mortes por doenças do aparelho respiratório caíram 33% no período, enquanto as cardiovasculares diminuíram 26% e as mortes por câncer subiram 4%. Os cânceres já são a segundo maior grupo de causa de óbito, perdendo para doenças do aparelho circulatório.
O ministro José Gomes Temporão indica que as mortes associadas à função cardiorrespiratória reduziram em decorrência da diminuição de fatores de risco como o tabagismo, que, hoje, afeta cerca de 15% da população.
Já o diabetes crescente é atribuído ao aumento na proporção de sobrepeso e obesidade na população que está diretamente ligado à doença. Além disso, o ministro aponta o uso abusivo de bebidas alcoólicas como outro fator relacionado.
Dados do Ministério indicam que quase metade dos brasileiros está acima do peso. A incidência da obesidade na população subiu de 11,4%, em 2006, para 13,9%, em 2008.
A publicação Saúde Brasil identificou grande prevalência das mortes por diabetes na Região Nordeste. Em Alagoas, por exemplo, a média foi de 56 mortes por 100 mil habitantes no ano de 2007, contra proporção de 26 por 100 mil, no estado de São Paulo.
Segundo Temporão, o Plano Nacional de Combate à Obesidade age exatamente para diminuir estes números incentivando a alimentação saudável e atividade física, principalmente para jovens e crianças e com uma regulamentação de alimentos processados.
Comentários
Postar um comentário
O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!
Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).