
“O estresse é uma reação à sobrecarga, ao acúmulo de tarefas concretas a que a pessoa se impõe ou, em muitos casos, a emoções muito intensas”, informa a psicóloga.
Conseqüência corriqueira da vida moderna, em função das múltiplas atividades e da correria dos grandes centros, o estresse pode também, no caso do diabético ou de portadores de outras doenças crônicas, surgir como resultado da própria condição física da pessoa. “Quando o diabético não aceita sua condição, o estresse pode surgir por medo, revolta, frustração e até mesmo por saturação, por ter de lidar com a doença diariamente”, afirma Anete.
Entre as conseqüências do estresse, a profissional enumera emoções como a raiva e a irritação e problemas físicos como insônia e alteração do apetite. Para o diabético, essa alteração costuma ser para mais: ele sente mais fome, come mais e, em geral, consome mais alimentos calóricos e ricos em carboidratos. O resultado é o descontrole glicêmico.
“O primeiro passo para evitar os inconvenientes do estresse é trabalhar a aceitação do diabetes, procurar não brigar com a realidade e informar-se mais sobre a doença e como lidar com ela”, ensina Anete.
Outro conselho da profissional é não se pré-ocupar, ou seja, ocupar-se do que está acontecendo agora e não com coisas que ainda estão por vir. Priorizar tarefas também pode ajudar, assim como eleger um tempo para si próprio, dirigido a atividades prazerosas.
“Nossa cultura nos ensina desde crianças a ter prazer com a comida, mas é preciso aprender a obter prazer também a partir de outras atividades”, aconselha a psicóloga.
Fazer um trabalho criativo – pintar, bordar, cuidar de plantas ou fazer crochê – ou praticar alguma atividade física pode ser a solução. “A atividade física, além de colaborar com o bom estado geral de saúde, provoca a liberação de endorfina, responsável pela sensação de prazer e gratificação, e pode ser praticada apenas com uma caminhada, sem necessidade de se freqüentar uma academia ou de tornar-se um atleta”, conclui a especialista.
Agora é comprovado! ESTRESSE altera a glicemia e deixa a pessoa mais IRRITADA!
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirSou Luciana Moreira do portal Banco de Saúde. Gostaria de agradecer o apoio do blog ao movimento Espalhe Uma Vida Melhor. A presença de blogs que se dedicam a incentivar uma vida melhor trazem um diferencial pra web. Nosso muito obrigado.
O blog GAAD já se encontra na página do movimento, entre nossos parceiros.
Gostaria de convidá-los também a criar uma comunidade para o blog na rede social do Banco de Saúde, a primeira rede social de saúde e qualidade de vida do Brasil.
Lá o blog pode divulgar o grupo, tirar dúvidas dos membros e compartilhar informações, conquistando assim novos leitores.
Quem vem fazendo incentivando uma vida com mais saúde, tem que estar lá. Vocês tem um ótimo conteúdo para acrescentar a nossa rede. Seria muito importante ter vocês ao nosso lado nesse projeto.
Não deixem de participar: http://www.bancodesaude.com.br/comunidades
Grande abraço.