Pular para o conteúdo principal

Estresse altera glicemia mas pode ser controlado

O estresse, caracterizado principalmente por irritação e que provoca a sensação de que a pessoa está no seu limite, pode alterar a glicemia e prejudicar o controle do diabetes. É possível, porém, tentar diminuir esses efeitos com algumas medidas fáceis de serem adotadas, explica a psicóloga clínica Anete Cajuela de Lara, da Associação de Diabetes do ABC (Adiabc).
“O estresse é uma reação à sobrecarga, ao acúmulo de tarefas concretas a que a pessoa se impõe ou, em muitos casos, a emoções muito intensas”, informa a psicóloga.
Conseqüência corriqueira da vida moderna, em função das múltiplas atividades e da correria dos grandes centros, o estresse pode também, no caso do diabético ou de portadores de outras doenças crônicas, surgir como resultado da própria condição física da pessoa. “Quando o diabético não aceita sua condição, o estresse pode surgir por medo, revolta, frustração e até mesmo por saturação, por ter de lidar com a doença diariamente”, afirma Anete.
Entre as conseqüências do estresse, a profissional enumera emoções como a raiva e a irritação e problemas físicos como insônia e alteração do apetite. Para o diabético, essa alteração costuma ser para mais: ele sente mais fome, come mais e, em geral, consome mais alimentos calóricos e ricos em carboidratos. O resultado é o descontrole glicêmico.
“O primeiro passo para evitar os inconvenientes do estresse é trabalhar a aceitação do diabetes, procurar não brigar com a realidade e informar-se mais sobre a doença e como lidar com ela”, ensina Anete.
Outro conselho da profissional é não se pré-ocupar, ou seja, ocupar-se do que está acontecendo agora e não com coisas que ainda estão por vir. Priorizar tarefas também pode ajudar, assim como eleger um tempo para si próprio, dirigido a atividades prazerosas.
“Nossa cultura nos ensina desde crianças a ter prazer com a comida, mas é preciso aprender a obter prazer também a partir de outras atividades”, aconselha a psicóloga.
Fazer um trabalho criativo – pintar, bordar, cuidar de plantas ou fazer crochê – ou praticar alguma atividade física pode ser a solução. “A atividade física, além de colaborar com o bom estado geral de saúde, provoca a liberação de endorfina, responsável pela sensação de prazer e gratificação, e pode ser praticada apenas com uma caminhada, sem necessidade de se freqüentar uma academia ou de tornar-se um atleta”, conclui a especialista.

Comentários

  1. Luís Felipe Cristovon1 de abril de 2009 às 22:20

    Agora é comprovado! ESTRESSE altera a glicemia e deixa a pessoa mais IRRITADA!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Sou Luciana Moreira do portal Banco de Saúde. Gostaria de agradecer o apoio do blog ao movimento Espalhe Uma Vida Melhor. A presença de blogs que se dedicam a incentivar uma vida melhor trazem um diferencial pra web. Nosso muito obrigado.
    O blog GAAD já se encontra na página do movimento, entre nossos parceiros.
    Gostaria de convidá-los também a criar uma comunidade para o blog na rede social do Banco de Saúde, a primeira rede social de saúde e qualidade de vida do Brasil.
    Lá o blog pode divulgar o grupo, tirar dúvidas dos membros e compartilhar informações, conquistando assim novos leitores.
    Quem vem fazendo incentivando uma vida com mais saúde, tem que estar lá. Vocês tem um ótimo conteúdo para acrescentar a nossa rede. Seria muito importante ter vocês ao nosso lado nesse projeto.
    Não deixem de participar: http://www.bancodesaude.com.br/comunidades

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!

Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus...

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se...

Projeto aprovado concede benefícios a portadores de diabetes

Os portadores de diabetes poderão passar a ter direito à concessão de uma série de benefícios já previstos em lei para outras doenças. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta que altera uma série de normas garantindo aos portadores de diabetes o direito de sacar dinheiro do PIS-Pasep e do FGTS; além de garantir o recebimento de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez sem carência. A proposta também dá aos diabéticos direito a passe livre no transporte público. O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente a diabete pode levar à ocorrência de infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações. O projeto de Lei Complementar (PLS 389/08), do senador Renan Calheiros (PMDB-A...