Pular para o conteúdo principal

Diabéticos devem ficar atentos ao glaucoma

O diabetes é um dos fatores de risco para o surgimento do glaucoma e, por isso, seus portadores devem estar atentos e realizar exames oftalmológicos periódicos para verificar a ocorrência da doença. O alerta é do oftalmologista Paulo Augusto de Arruda Mello, professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador da comissão de ensino do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
O glaucoma ocorre quando a pressão intra-ocular alta impede que haja boa irrigação sanguínea e, portanto, boa nutrição da estrutura ocular. O globo ocular entra em sofrimento, as células ganglionares da retina começam a morrer, a pessoa perde o campo visual até chegar à cegueira. Esse processo pode levar pouco tempo - quando a pressão é exageradamente alta e os danos são elevados - ou maior período de tempo, se a pressão for menos alta e os danos forem menores e aumentarem gradativamente.
"O portador de diabetes tem o dobro de possibilidade de desenvolver glaucoma, em comparação com a população em geral", revela Mello. Outros fatores de risco são a ocorrência de glaucoma na família, miopia acima de 6 graus, ser da raça negra, uso indiscriminado de colírios à base de cortisona e trauma local.
O preocupante no glaucoma, acrescenta o médico, é que 80% dos casos não apresentam sintomas e evoluem silenciosamente até a perda de visão. Por isso, pessoas que apresentem um ou mais fatores de risco devem preocupar-se em periodicamente fazer consultas ao oftalmologista para verificar se estão com a doença.
"Não há como prevenir o glaucoma, mas é possível estacionar sua evolução", explica o oftalmologista.
Quando diagnosticado, o tratamento pode ser feito com o uso de colírios específicos para a doença. Uma alternativa é a laser terapia, que tanto pode necessitar apenas de uma sessão de aplicação como de várias, e, finalmente, o tratamento cirúrgico, com a criação de um outro canal para liberação da pressão. Em qualquer uma dessas soluções, a pessoa terá de manter-se em acompanhamento pelo resto da vida para impedir a evolução da doença.
O médico lembra ainda que o portador de diabetes está sujeito também a sofrer retinopatia diabética (link para matéria Cuidado com os olhos exige...), doença que surge com o aparecimento de néo-vasos em consequência da impossibilidade dos vasos sanguíneos comprometidos irrigarem o olho. Esses néo-vasos podem romper-se, provocando hemorragia, inundando o vítreo e comprometendo a visão. O tratamento é feito com foto coagulação a laser e a doença pode ser revertida, se for precocemente tratada.

Cristiane S. V. Gonçalves - crissvg_1020@hotmail.com
Colaboradora do GAAD

Comentários

  1. Por td isso é que temos que ter um bom controle e principalmente ir ao oftalmo...
    vamos nos cuidar!!!!

    ResponderExcluir
  2. O glaucoma é apenas um dos problemas que o diabetes não cuidado provoca! Problemas como este, muitas vezes são irreversíveis...
    Cuidem-se, e como a Cris disse, vamos nos cuidar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!

Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus...

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se...

Projeto aprovado concede benefícios a portadores de diabetes

Os portadores de diabetes poderão passar a ter direito à concessão de uma série de benefícios já previstos em lei para outras doenças. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta que altera uma série de normas garantindo aos portadores de diabetes o direito de sacar dinheiro do PIS-Pasep e do FGTS; além de garantir o recebimento de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez sem carência. A proposta também dá aos diabéticos direito a passe livre no transporte público. O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente a diabete pode levar à ocorrência de infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações. O projeto de Lei Complementar (PLS 389/08), do senador Renan Calheiros (PMDB-A...