Pular para o conteúdo principal

Controlar o peso é essencial para diabéticos

As diferentes dietas seguidas por diabéticos levam em conta fatores como a idade e o estilo de vida dos pacientes, assim como os níveis de atividade, os alimentos prediletos e os medicamentos utilizados no tratamento. Porém uma regra vale sempre: estar com peso normal facilita enormemente o controle do diabetes.

CONTROLE O DIABETES
O objetivo principal do tratamento de todos os tipos de diabetes é controlar os níveis de glicose no sangue e reduzir os riscos de desenvolvimento de complicações a longo prazo ligadas à doença, como problemas visuais e renais, doença arterial coronariana (DAC) e danos ao sistema nervoso.

Check-up
É muito importante fazer exames médicos periódicos. O médico pode buscar sinais de problemas de saúde, como níveis altos de colesterol no sangue (pessoas com diabetes têm quatro vezes mais probabilidade de desenvolver DAC do que as outras), altos níveis de triglicérides (um outro tipo de gordura no sangue também ligado a doenças coronarianas), pressão alta, catarata ou complicações nervosas. Seu médico também lhe fornecerá informações atualizadas para ajudá-lo no controle do diabetes, inclusive recomendando outros profissionais de saúde, como nutricionistas qualificados.

Controle o peso
O cuidado com o peso é uma parte essencial no controle da disfunção. Use a tabela à direita para avaliar seu peso. Se ela indicar que você está acima da média ideal, seja realista e tenha como objetivo perder peso gradualmente - cerca de 1 a 1,5 kg por mês. Mantenha um diário com os cardápios do dia para aprender mais a respeito de seus hábitos alimentares e use-o para estabelecer mudanças graduais. Não faça isso sozinho; solicite o auxílio da família, dos amigos, de um profissional de saúde ou de grupos de ajuda de redução de peso.

TABELA DE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC)
Esta tabela é usada rotineiramente para classificar sobrepeso e obesidade em adultos, conforme as últimas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O IMC é o peso (P), expresso em quilogramas, dividido pela altura (A), expressa em metros quadrados (kg/m2) ou P/A2. É considerado obeso o adulto com IMC > 30 kg/m2, sendo que o excesso de peso é expresso em graus, tendo em vista sua gravidade.

CLASSIFICAÇÃO DO IMC (P/A2)
Abaixo do peso: <> 40 - É necessário emagrecer com urgência. Peça a um médico para lhe indicar um nutricionista.

REDUZA OS RISCOS
Se a sua alimentação é equilibrada e saudável e, quando necessário, você recorre a injeções de insulina ou toma comprimidos, o risco de complicações fica reduzido. Obedeça também às seguintes regras:

Mantenha um peso saudável. O peso adequado ajuda o organismo a utilizar a insulina de uma maneira mais eficaz.

Faça atividades físicas todos os dias. Qualquer atividade é benéfica.

Portanto, escolha algo que lhe dê prazer. Se possível, tenha como objetivo uma atividade física moderada e comece a caminhar em ritmo acelerado, andar de bicicleta, nadar, dançar ou praticar jardinagem durante 30 minutos, cinco vezes por semana.

Se você fuma, tente parar. O cigarro aumenta muito o risco de câncer de pulmão, DAC e derrames. O fumo também é um fator de risco para o desenvolvimento de osteoporose.

Beba álcool com moderação e mantenha-se dentro de limites saudáveis. Evite beber de estômago vazio, pois a ingestão de álcool sem alimento aumenta a probabilidade de hipoglicemia.

Encontre tempo para relaxar, especialmente se você se sente estressado com frequência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus...

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se...

Projeto aprovado concede benefícios a portadores de diabetes

Os portadores de diabetes poderão passar a ter direito à concessão de uma série de benefícios já previstos em lei para outras doenças. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta que altera uma série de normas garantindo aos portadores de diabetes o direito de sacar dinheiro do PIS-Pasep e do FGTS; além de garantir o recebimento de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez sem carência. A proposta também dá aos diabéticos direito a passe livre no transporte público. O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente a diabete pode levar à ocorrência de infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações. O projeto de Lei Complementar (PLS 389/08), do senador Renan Calheiros (PMDB-A...