Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Diabetes 2009

Foto Oficial do Cristo Redentor (Rio de Janeiro, RJ) no Dia Mundial 2009.

Centenas de pessoas se mobilizaram para iluminar o Brasil de azul no dia 14 de novembro de 2009. Monumentos, pontos turísticos, hospitais, sua empresa e residências estarão participando.

O Dia Mundial do Diabetes 2009 foi mais que um dia especial ou de 'comemoração' para vencer o diabetes; foi o dia em que todos nos unimos para conscientizar e alertar os diabéticos e não diabéticos, para o grande problema que vem se tornando, ano após ano, a epidemia do século - o diabetes.
O GAAD - Amigos Diabéticos entrou nesta luta pela segunda vez, a primeira em 2008 mostrou que somos capazes de semear algo bom no coração das pessoas, que elas possam transmitir aos outros o sentimento de responsabilidade em sua rotina alimentar e de exercícios físicos.

O GAAD trouxe à você, a cobertura COMPLETA do DIA MUNDIAL DO DIABETES.
A transmissão de informações foi realizada pelo twitter do @dmdiabetes, onde você acompanhou cada nova notícia de uma forma diferente e interessada por nossa parte!

Além da cobertura completa, o GAAD proporcionou aos seus novos membros, um bate-papo super descontraído e informativo sobre o diabetes e as adversidades que a doença provoca no dia dia de cada um. O encontro virtual teve repercussão mundial, sendo divulgado pela Sociedade Brasileira de Diabetes em seu twitter do Dia Mundial.

No dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Essa data foi escolhida por ser o dia no nascimento de Frederick Banting. Ele e Charles Best foram os primeiros cientistas a conceberem a ideia que levou à descoberta da insulina.

Para chamar a atenção do problema e levar para o debate tudo o que envolve a doença, a International Diabetes Federation realiza centenas de atividades pelo mundo
inteiro, apoiada pelas entidades filiadas, entre elas, a Sociedade Brasileira de Diabetes. O Dia Mundial tem o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e,recentemente, da ONU (Organização das Nações Unidas).

As campanhas de esclarecimento têm o objetivo de in
formar o público sobre as causas, sintomas, complicações e tratamentos do diabetes. A data conscientiza todos, crianças e adultos, profissionais de saúde, formadores de opinião e mídia e servem como um importante lembrete para a incidência de diabetes, que vem crescendo no mundo todo a cada ano. Muitas entidades e associações promovem eventos educativos para chamar a atenção para a importância do tratamento em diabetes e do diagnóstico precoce. Entretanto, é bom lembrar que as ações não devem se resumir ao dia 14.

A cada ano, um tema é definido pela IDF para ser divulgado e este ano - assim como em 2007 - o foco ser' “Diabetes nas Crianças e Adolescentes”. O diabetes é uma das doenças mais comuns da infância e pode atingir crianças de qualquer idade, até mesmo bebês. Na maioria das vezes, o diabetes é detectado tardiamente, quando a criança já está em cetoacidose, ou então, diagnosticado de forma completamente errada. Além disso, o fornecimento da insulina é insuficiente em vários países, provocando a morte de crianças com diabetes, especialmente em países subdesenvolvidos.

Os objetivos da campanha do Dia Mundial são conscientizar sobre o aumento de casos de diabetes tipo 1 e tipo 2 em jovens e ressaltar a importância do diagnóstico precoce e de educação em diabetes. Isso ajudaria a reduzir complicações crônicas e salva vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

Projeto aprovado concede benefícios a portadores de diabetes

Os portadores de diabetes poderão passar a ter direito à concessão de uma série de benefícios já previstos em lei para outras doenças. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta que altera uma série de normas garantindo aos portadores de diabetes o direito de sacar dinheiro do PIS-Pasep e do FGTS; além de garantir o recebimento de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez sem carência. A proposta também dá aos diabéticos direito a passe livre no transporte público. O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente a diabete pode levar à ocorrência de infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações. O projeto de Lei Complementar (PLS 389/08), do senador Renan Calheiros (PMDB-A