Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Diabetes 2009

Foto Oficial do Cristo Redentor (Rio de Janeiro, RJ) no Dia Mundial 2009.

Centenas de pessoas se mobilizaram para iluminar o Brasil de azul no dia 14 de novembro de 2009. Monumentos, pontos turísticos, hospitais, sua empresa e residências estarão participando.

O Dia Mundial do Diabetes 2009 foi mais que um dia especial ou de 'comemoração' para vencer o diabetes; foi o dia em que todos nos unimos para conscientizar e alertar os diabéticos e não diabéticos, para o grande problema que vem se tornando, ano após ano, a epidemia do século - o diabetes.
O GAAD - Amigos Diabéticos entrou nesta luta pela segunda vez, a primeira em 2008 mostrou que somos capazes de semear algo bom no coração das pessoas, que elas possam transmitir aos outros o sentimento de responsabilidade em sua rotina alimentar e de exercícios físicos.

O GAAD trouxe à você, a cobertura COMPLETA do DIA MUNDIAL DO DIABETES.
A transmissão de informações foi realizada pelo twitter do @dmdiabetes, onde você acompanhou cada nova notícia de uma forma diferente e interessada por nossa parte!

Além da cobertura completa, o GAAD proporcionou aos seus novos membros, um bate-papo super descontraído e informativo sobre o diabetes e as adversidades que a doença provoca no dia dia de cada um. O encontro virtual teve repercussão mundial, sendo divulgado pela Sociedade Brasileira de Diabetes em seu twitter do Dia Mundial.

No dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Essa data foi escolhida por ser o dia no nascimento de Frederick Banting. Ele e Charles Best foram os primeiros cientistas a conceberem a ideia que levou à descoberta da insulina.

Para chamar a atenção do problema e levar para o debate tudo o que envolve a doença, a International Diabetes Federation realiza centenas de atividades pelo mundo
inteiro, apoiada pelas entidades filiadas, entre elas, a Sociedade Brasileira de Diabetes. O Dia Mundial tem o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e,recentemente, da ONU (Organização das Nações Unidas).

As campanhas de esclarecimento têm o objetivo de in
formar o público sobre as causas, sintomas, complicações e tratamentos do diabetes. A data conscientiza todos, crianças e adultos, profissionais de saúde, formadores de opinião e mídia e servem como um importante lembrete para a incidência de diabetes, que vem crescendo no mundo todo a cada ano. Muitas entidades e associações promovem eventos educativos para chamar a atenção para a importância do tratamento em diabetes e do diagnóstico precoce. Entretanto, é bom lembrar que as ações não devem se resumir ao dia 14.

A cada ano, um tema é definido pela IDF para ser divulgado e este ano - assim como em 2007 - o foco ser' “Diabetes nas Crianças e Adolescentes”. O diabetes é uma das doenças mais comuns da infância e pode atingir crianças de qualquer idade, até mesmo bebês. Na maioria das vezes, o diabetes é detectado tardiamente, quando a criança já está em cetoacidose, ou então, diagnosticado de forma completamente errada. Além disso, o fornecimento da insulina é insuficiente em vários países, provocando a morte de crianças com diabetes, especialmente em países subdesenvolvidos.

Os objetivos da campanha do Dia Mundial são conscientizar sobre o aumento de casos de diabetes tipo 1 e tipo 2 em jovens e ressaltar a importância do diagnóstico precoce e de educação em diabetes. Isso ajudaria a reduzir complicações crônicas e salva vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de