Pular para o conteúdo principal

Crescimento do diabetes tipo 2 pode ser travado

No Encontro participaram 50 pessoas, entre 18 crianças diabéticas, 12 crianças não diabéticas, pais, acompanhantes e profissionais de saúde.
Para além de alertar para o crescimento da doença entre os mais jovens, este Encontro Transmontano de Jovens Diabéticos serviu também para estudar a viabilidade de se vir a desenvolver um campo de férias em Trás-os-Montes.
“Temos conhecimento de que há outras associações inclusivamente dos Jovens Diabéticos de Portugal que desenvolvem este tipo de projectos. Este encontro serviu para fazermos o ponto de situação para ver se poderíamos desenvolver um campo de férias aqui. Precisávamos de ter a certeza se as pessoas iriam aderir a estas iniciativas e eu penso que sim, que é um dos projectos que podemos começar a desenvolver e espero que vá para a frente”, afirmou Margarida Pires, presidente da Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança (ADDB).
A responsável conta começar a trabalhar no projecto do campo de férias em Trás-os-Montes, e o objectivo é conseguir iniciá-lo já na próxima época balnear.
Tendo por base a qualidade de vida e a integração das pessoas diabéticas, este primeiro encontro pretendeu proporcionar junto dos jovens diabéticos momentos de alegria e saúde, partilhando informações úteis que lhes permitam ser uns especialistas no controlo da sua diabetes e que possibilitem estabelecer uma relação saudável com a doença.
“A mais-valia destes convívios passa por proporcionar a convivência entre os jovens com partilha de emoções e de experiências, que lhes permitam criar entre eles uma rede de entre ajuda, que os vai apoiar no seu futuro”, afirmou Margarida Pires.
Também os profissionais de saúde puderam aprender com quem lida com a doença diariamente.
“Para nós profissionais de saúde permite-nos perceber quais os medos e as expectativas dos jovens diabéticos em relação à sua doença e reflectirmos na nossa prática profissional para possíveis mudanças de actuação nomeadamente desenvolvermos melhor a educação terapêutica nos doentes com doença crónica, cujo objectivo essencial é permitir que as pessoas com diabetes e/ou familiares adquiram competências terapêuticas que apliquem a si próprias responsabilizando-se pelo seu estado de saúde favorecendo a sua autonomia”, destacou.
Mas nem só de teoria foi feito este Encontro. Foram também realizadas inúmeras actividades físicas ao ar livre como caminhadas, jogos tradicionais, tiro ao arco e ainda canoagem.
Com a realização deste evento a Associação de Diabetes do Distrito de Bragança pretendeu desmistificar a diabetes enquanto doença incapacitante, proporcionar o convívio criando amizades e partilha de experiências entre si, e mostrar aos jovens diabéticos que são capazes de fazer tudo sem limitações como os seus pares não diabéticos, favorecendo a sua auto-estima.
Margarida Pires destacou ainda o facto de a Diabetes de tipo 2 estar a ganhar terreno entre os mais jovens, mas deixou o aviso de que é possível travar o seu crescimento.
“A Diabetes está a crescer, quer a diabetes tipo 1, quer a diabetes tipo 2. A Diabetes tipo 1 não se sabe bem a causa que está por detrás do seu desenvolvimento, no entanto, sabemos que a Diabetes tipo 2 está associada ao estilo de vida de cada um. A adopção de estilos de vida saudáveis, uma boa alimentação e a prática de exercício físico são formas de prevenir a Diabetes tipo 2 entre os mais jovens”, sublinhou Margarida Pires, presidente da ADDB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus...

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se...

Projeto aprovado concede benefícios a portadores de diabetes

Os portadores de diabetes poderão passar a ter direito à concessão de uma série de benefícios já previstos em lei para outras doenças. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta que altera uma série de normas garantindo aos portadores de diabetes o direito de sacar dinheiro do PIS-Pasep e do FGTS; além de garantir o recebimento de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez sem carência. A proposta também dá aos diabéticos direito a passe livre no transporte público. O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente a diabete pode levar à ocorrência de infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações. O projeto de Lei Complementar (PLS 389/08), do senador Renan Calheiros (PMDB-A...