Pular para o conteúdo principal

ESPECIAL DE DOMINGO: A emoção e o sentimento de pacientes diabéticos

ESPECIAL DE DOMINGO: A emoção e o sentimento de pacientes diabéticos
Por Alice Araujo - Psicóloga Clínica - Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental
(Texto adaptado para Internet) - Tema Apresentado pela autora no Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar - Setembro/2009

Durante o atendimento a pessoas com diabetes realizado em um hospital público do Rio de Janeiro e do contato com suas tristezas e medos, surgiu o interesse em desenvolver um estudo sobre as emoções do paciente.

A descoberta de uma doença que não tem cura traz a certeza de que a vida não é previsível. O paciente deixa de ser dono de seu destino, se sentindo a disposição dos acontecimentos. Sente como se não houvesse garantia de nada, um desequilíbrio, como se estivesse tudo sem sentido.

“Há momentos em que se sente que a vida pode ter fim antes da morte da gente” (Roberto Freire, 2003).

Essa citação demonstra perfeitamente a dor e a tristeza sentidas por algumas pessoas que se descobrem portadores de diabetes. Para muitos é como se o médico tivesse dado uma sentença de morte: aquela pessoa, antes saudável, deixa de existir. Muitos pacientes relatam tristeza, revolta, negação, ansiedade, baixa auto-estima, além do próprio medo de morrer.

Alguns pacientes mesmo tendo consciência da importância de controlar a doença não se ajudam, não seguindo o tratamento adequadamente. Isto porque não basta ter consciência da doença e suas conseqüências, pois ela atinge diretamente o lado emocional do paciente. As emoções e comportamentos são influenciados pelo modo como a pessoa percebe a doença e o significado dela em sua vida.

Se cuidar representa um conjunto de ações que buscam a sobrevivência e bem-estar do paciente, como cuidar bem sem entender as necessidades desse? As pessoas desejam ser ouvidas. As queixas de dor, tonteira, falta de ar, cansaço, e outras, muitas vezes, são demonstrações de ansiedade, angústias, conflitos, tensões relacionadas às suas relações pessoais, sociais, profissionais ou acadêmicas que não encontram acolhimento para serem organizadas e enfrentadas.

Diante da relação entre os fatores emocionais e o diabetes, o acompanhamento de um psicólogo se torna muito importante, pois ajuda a adequar as emoções em relação à doença, diminuindo o sofrimento emocional surgido a partir da descoberta do diabetes.

O trabalho do psicólogo auxilia o paciente a se colocar novamente como dono de seu destino. Um dos focos do trabalho é o de ajudar o paciente a diferenciar entre o que perdeu e o que não perdeu, o que é possível de se recuperar do irrecuperável.

Além do acolhimento, o psicólogo ajuda a entender o funcionamento da mente, permitindo que as pessoas adquiram maior controle sobre seus pensamentos, suas emoções e comportamentos, através do maior conhecimento de si mesmo.

Evitar contato com a realidade, só aumenta o medo. A vontade de olhar de frente os problemas da doença, e não de dar as costas para eles, é a chave para um trabalho de sucesso. Uma das maneiras de trabalhar as emoções e sentimentos é, primeiro reconhecer que eles existem e, depois, procurar obter informações sobre o diabetes e seu tratamento, e verificar que é possível ter uma vida saudável se a doença for bem controlada.

Comentários

  1. Muito boa e completa essa matéria; até que fiquei bem na foto da pré-gravação! hehe
    Abraços e motivação aos necessitados do mesmo ae..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!

Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de