
Josefina Matielli – “As mudanças necessárias para o tratamento desse tipo de problema no aparelho digestivo acontecem principalmente na fase aguda da doença. A principal recomendação é evitar o uso de bebidas alcoólicas, café, alimentos muito ácidos, como o limão, e comidas muito temperadas, principalmente à base de pimenta. A retirada desses alimentos não causa nenhum efeito negativo sobre o controle da glicemia.
Além disso, recomenda-se evitar alguns medicamentos, como os antiinflamatórios e aspirinas. Por sinal, a gastrite aguda pode ser uma doença desencadeada pelo uso de antiinflamatórios. Pessoas que precisam utilizar esse tipo de medicamento com regularidade, como é o caso nas doenças reumáticas, por exemplo, devem precaver-se tomando simultaneamente um medicamento para proteger o estômago.
Passada a fase aguda, é preciso atacar a fonte do problema digestivo. Há medicamentos apropriados para isso e alguns deles precisam ser utilizados com cautela pelo diabético, porque contêm um pouco de açúcar. Quando a causa da doença é o estresse – que, para causar efeitos como a gastrite tem de estar presente em nível bastante elevado -, o aumento de adrenalina que ele provoca pode, adicionalmente, causar descontrole glicêmico. Se isso acontece, além de se lidar com a causa do problema, é necessário também trabalhar as doses de medicação voltadas para o controle do diabetes e redobrar a atenção com a alimentação.”
Comentários
Postar um comentário
O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!
Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).