Pular para o conteúdo principal

Projeto aprovado concede benefícios a portadores de diabetes

Os portadores de diabetes poderão passar a ter direito à concessão de uma série de benefícios já previstos em lei para outras doenças. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta que altera uma série de normas garantindo aos portadores de diabetes o direito de sacar dinheiro do PIS-Pasep e do FGTS; além de garantir o recebimento de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez sem carência. A proposta também dá aos diabéticos direito a passe livre no transporte público.

O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente a diabete pode levar à ocorrência de infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações.

O projeto de Lei Complementar (PLS 389/08), do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), altera cinco leis para prever os benefícios. A Lei Complementar 7/70, que institui o Programa de Integração Social, e a Lei Complementar 8/70, que institui o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), estão sendo alteradas para permitir o saque, por portadores da diabetes, dos saldos das contas dos respectivos programas.

Também a Lei 8.036/90, que dispõe sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), está sofrendo uma alteração para permitir a movimentação da conta vinculada do fundo do trabalhador acometido da doença. O projeto ainda prevê mudança na Lei 8.213/91, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, para incluir o diabetes melito entre as doenças que dão direito a inexigibilidade de prazos de carência para a concessão do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez.

A última lei que o projeto propõe alterar é a 8.899/94, que concede passe livre às pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual, para estender esse benefício aos portadores de diabetes melito.

Ao defender a aprovação do projeto, o autor explicou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo mundo, o que representa de 6% a 8% do planeta.

- O diabetes melito é uma das doenças de maior prevalência no mundo, com tendência a agravar-se com o avançar da idade. Segundo dados do Ministério da Saúde, ela é responsável por 25 mil óbitos anualmente. No Brasil, 11 milhões de pessoas são portadoras da doença, ainda que somente metade delas saiba que tem a enfermidade - afirmou Renan.

Em seu parecer favorável ao projeto, a relatora, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), lembrou que o diabetes afeta cerca de 12% da população no Brasil e está na lista das cinco doenças de maior índice de morte no mundo, "e está chegando cada vez mais perto do topo da lista". Observou, no entanto, que a adoção de algumas medidas legislativas propostas pelo projeto precisam ser ainda discutidas e aprofundadas.

- Em relação ao mérito, não há o que se questionar, muito embora a adoção de medidas legislativas aqui propostas devam ser objeto de maior debate e aprofundamento, quando analisadas pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que também deverão se manifestar sobre a matéria - afirmou a relatora.

Ao discutir a matéria, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) observou que o diabetes Melito é uma doença da "civilização atual" e tem aumentado substancialmente em todos os estados brasileiros.

Demóstenes Torres (DEM-GO), presidente da CCJ e portador de diabetes,fez um relato pessoal dos inúmeros problemas causados pela doença.
- A OMS disse que a grande doença deste século será o diabetes. O que pudermos disponibilizar para os portadores da doença será bem-vindo. São inúmeras as pessoas atordoadas com essa doença no Brasil. Convivo com ela na minha casa - assinalou o senador por Goiás.

Valéria Castanho - Agência Senado
Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado

Comentários

  1. olá. descobri a um mes q tenho diabetes, mas acredito estar com a doença a mais tempo.Para ter mais qualidade de vida e ter acesso a melhores tratamentos, gostaria de saber se esses projetos de lei já estão em vigor e que tipo de laudos preciso para solicitar junto á caixa o saque do fgts.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Como se lê no texto acima, se o projeto de lei foi aprovado concedendo benefícios a pessoas portadores de diabetes, peço-lhes informações para auxiliar a minha irmã, que sofre dessa doença. A mesma foi demitida já faz (5) cinco de uma empresa, que na época fez exames médicos demissional e não a informaram que na época a glicose se apresentava alta e não lhe informaram que já deveria buscar tratamento; a mesma só descobriu quando foi tentar um novo emprego e foi barrada, por sofrer da doença. Se a doença é motivo para não retornar ao mercado de trabalho, como usar de uma legislação para pedir benefício previdenciário, já que contribuiu com o INSS por mais de (15)quinze anos? Vou apoiar em quel legislação para solicitar a aposentadoria por invalidez? A Lei passou a vigorar quando?

    Sadações.

    ResponderExcluir
  3. Quem vai responder aos questionamentos anteriormente formulados?

    ResponderExcluir
  4. Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o consequente acesso ao mesmo.

    TEMOS UMA MATÉRIA SOBRE OS DIREITOS DO DIABÉTICO "EM VIGOR" NO BRASIL.
    http://gaad-amigosdiabeticos.blogspot.com/2010/04/quais-os-direitos-dos-portadores-de.html

    ResponderExcluir
  5. olá! tenho uma filha portadora do diabetes tipo 1
    Gostaria de saber em que me apoiar ou qual o procedimento para conseguir o passe livre no transporte público.

    ResponderExcluir
  6. Sou diabética tipo 1 a 12 anos,não posso sair da minha cidade para trabalhar fora,pois a doença mim impossilita porque tenho ela descompensada e tenho muita hipoglicemia...como posso fazer parte deste projeto em relação ao Auxílio-doença?

    ResponderExcluir
  7. tenho problemas sofro de asma minha respirasao e menos que a metade do normal,tenho flebite,tambem tive trombose,e tenho diabete, minha glicose foi a 367, ewstou encostada tenho 43 anos quero saber se posso me aposentar por invalides?

    ResponderExcluir
  8. tenho 10 anos e sou diabético tipo 1 a uma semana. o que devo fazer para ter direito ao passe livre? moro no Es.E quais meus direitos?

    ResponderExcluir
  9. sou diabetica minha diabete nao baixa de300 cheguei a 480 essa semana, tenho colite tambem no intestino e gostaria de saber o que faço pra ter direito a retirar o fgts e sobre o auxilio doença......minha diabete é tipo 1 faço 4 doses de insulina por dia

    ResponderExcluir
  10. sou diabetica ha + de vinte anos.
    o que devo fazer para ter direito do meu pis e fgts?ja que nao posso aposentar?
    ja que e um direito. obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Existe alguma lei que permite o diabético a se alimentar em qualquer local a qualquer momento, mesmo que seja um local onde é proibido o consumo de bebidas e alimentos?

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma filha de sete meses que tem diabetes mellitus quero saber quais sao os direitos dela

    ResponderExcluir
  13. sou Diabeticas tem mais de 5 anos eu nao aguento trabalha eu consigo aposenta

    ResponderExcluir
  14. ola, sou diabetico ha 13 anos, me afastei pelo inss, qnd voltei meu servico havia fechado as portas e nem deram baixa na carteira. amoutei um dedo e to desempregado. posso aposentar?

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é amaro, 53 anos 23 de contribuição,

    sou motorista de ônibus coletivo fiz cirurgia cardíaca com três ponte safena tratando mas duas,a nove meses sou diabético,tenho artrose e uma lesão na cervical que incomoda por demais,quero saber , se com essa mudança posso ser aposentado por invalides.

    ResponderExcluir
  16. Tenho Diabetes tipo 1 e tomo 4 doses de insulinas por dia as vezes mais. Vou fazer 35 anos de trabalho quero saber se tenho DIREITO a aposentadoria pelo teto pela doença "Invalidez" visto que a doença diminui muito nossa VIDA....Ou precisa de comprovações da complicações da doença para ter DIREITO a aposentadoria sobre o teto.; visto que já contribuo sobre o TETO??. Obrigado e desde já agradeço a atenção!.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!

Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de