Pular para o conteúdo principal

Doe órgãos. O geste de amor que vale a Vida!

Faça aqui o pedido do seu cartão de doador GRATUITAMENTE para todo o Brasil.
Clique aqui

O menino Mateus (foto) mobilizou pessoas de todo o Brasil em 2007 pela doação de órgãos. Mateus faleceu em 09/09/07 no Hospital Boldrini, em Campinas/SP, com exatamente 24 dias de campanha.

O transplante é, sem dúvida, a tão esperada resposta para milhares de pessoas com insuficiências orgânicas terminais ou cronicamente incapacitantes.

É, também um procedimento médico com enormes perspectivas, porém, impossível de ser realizado sem a conscientização da comunidade da importância de ser um doador de órgãos.

A doação de órgãos e tecidos é um gesto simples de solidariedade, inibido na maioria das vezes pela falta de conhecimento do público em geral.

A legislação e os profissionais de saúde envolvidos na retirada e no transplante dos órgãos têm se adequado paulatinamente às necessidades do País. Porém, precisamos de muito mais empenho para prover a população com as informações necessárias para estimular a doação.

Além de órgãos, como coração, fígado, rins, pulmão e pâncreas, também podem ser doados córneas, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagens, medula óssea e sangue de cordão umbilical. Partes de órgãos, como intestino e fígado, ou até mesmo mãos, são exemplos de possíveis transplantes.

Algumas doações podem ser feitas em vida, como de rim, partes do fígado e pulmão ou medula óssea.
Nestes casos, a lei somente permite que sejam feitas doações entre parentes. Pais, irmãos, filhos, avós, tios e primos podem ser doadores, desde que tenham boas condições de saúde, sejam capazes juridicamente e concordem com a cirurgia.

Doações entre não-parentes podem ser analisadas e eventualmente autorizadas judicialmente.

No caso de medula óssea, qualquer pessoa entre 18 e 55 anos pode doar. Retirado do interior de ossos da bacia, o material se recompõe em apenas 15 dias.

A grande dificuldade é encontrar compatibilidade entre doador e receptor, que é de uma em cem mil. Por este motivo, todos os interessados em doar são cadastrados. Havendo um receptor compatível, ele será convidado a fazer a doação.

Claro que há uma relação importante entre o receptor do órgão, seu transporte e o receptor apto a recebê-lo.
Não basta apenas existir alguém para doar e alguém para receber. Para o sucesso do transplante, com o mínimo de chances de rejeição, muitos detalhes, como idade, peso e tipo sanguíneo, precisam ser analisados, tornando receptor e doador compatíveis ou não.

A doação de órgãos de pessoas falecidas só pode ser feita com autorização da família.
Por isso, caso haja interesse em doar os órgãos, é necessário que a família ou os amigos sejam avisados ou que esse desejo se constitua em um documento.

Pela legislação brasileira, órgãos não podem ser comercializados, e a reconstituição do corpo do doador, também é obrigatória. Ou seja, o corpo ficará como antes, sem qualquer deformidade ou necessidade de sepultamento especial.

Hoje, no País, milhares de pessoas aguardam a doação. Muitas dependem disso para continuar vivendo.

Enfim, o transplante é um procedimento sério, totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde.

Há milhares de vidas que dependem deste ato de solidariedade.

Os boatos e ou informações infundadas devem ser banidos.

O site da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (www.abto.org.br) fornece mais informações referentes a este tópico importante do ponto de vista médico, social e humano.

MANIFESTE SUA VONTADE DE DOAR ÓRGÃOS!
Faça aqui o pedido do seu cartão de doador GRATUITAMENTE para todo o Brasil.
Clique aqui

Antonio Carlos Lopes - Médico, professor titular de clínica médica da Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina e presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.)

Comentários

  1. Olá blogueiro,
    O passo principal para você se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. Porém, os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte.
    Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!

Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus...

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se...

Projeto aprovado concede benefícios a portadores de diabetes

Os portadores de diabetes poderão passar a ter direito à concessão de uma série de benefícios já previstos em lei para outras doenças. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta que altera uma série de normas garantindo aos portadores de diabetes o direito de sacar dinheiro do PIS-Pasep e do FGTS; além de garantir o recebimento de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez sem carência. A proposta também dá aos diabéticos direito a passe livre no transporte público. O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente a diabete pode levar à ocorrência de infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações. O projeto de Lei Complementar (PLS 389/08), do senador Renan Calheiros (PMDB-A...