
Dr. João Paulo de Araújo: Com certeza há estudos de estabilidade através da concentração das insulinas utilizadas até um mês (100 UI/ml), fornecidos pelos próprios fabricantes. Já as insulinas rápida ou ultra-rápida, como você mencionou, duram mais tempo devido a menor dose. Recomenda-se, nesse caso, fazer o uso de refis menores de 300UI, que são os de caneta, ou para diminuir a perda, manter essas insulinas refrigeradas e retirar apenas um tempo antes do uso (+/- 15 min) e após usar, voltar a refrigerar.
Meu filho caçula de 4 anos tem diabetes tipo 1, desde os 2 anos, e sempre a tratou com insulina basal NPH. Gostaria de saber se, pela sua idade, pode utilizar-se da insulina Lantus, uma vez que na bula da mesma consta uso somente para crianças acima de 6 anos?
Dr. João Paulo de Araújo: A respeito da idade do seu filho (4 anos), ainda não há estudos suficientes e protocolados para o uso deste tipo de insulina. Como você mencionou, a autorização formal do uso seria apenas com 6 anos.
Gostaria de uma orientação: meu marido tem diabetes tipo 2, só que ele não se cuida, continua comendo doces. O que pode acontecer com ele? Meu marido toma injeção de insulina duas vezes ao dia. Por favor, orientem-me, pois ele é obeso também.
Dr. Josivan Lima: A não adesão ao tratamento do diabetes pode levar à hiperglicemia e às complicações crônicas do diabetes (insuficiência renal, cegueira, amputação, etc.). Peça que o endocrinologista converse com ele, explicando os riscos do descontrole glicêmico e as complicações diabéticas.
Comentários
Postar um comentário
O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!
Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).