Pular para o conteúdo principal

Crianças diabéticas: fase de crescimento exige cuidados no ajuste de insulina

A fase de crescimento pode obrigar a ajustes na dose de insulina para permitir que a criança se mantenha nos parâmetros desejáveis de glicemia e chegue à idade adulta com crescimento normal. A informação é do endocrinologista pediátrico Ricardo Arrais, responsável pelo Ambulatório de Diabetes e Obesidade do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Quando a insulina começou a ser utilizada no controle do diabetes, pacientes que eram diagnosticados nos primeiros anos de vida chegavam à idade adulta com baixa estatura. Isso acontecia porque nos primórdios da insulinoterapia as insulinas eram de má qualidade e ainda não se conheciam as reais necessidades dos pacientes, relata Arrais.

O médico lembra que as necessidades de cada paciente variam individualmente e também no mesmo paciente em momentos diversos. “Isso mostra a importância de adequarmos a dose de insulina ao momento de crescimento”, enfatiza o médico, acrescentando que a estatura também é resultado de doença bem ou mal controlada.

Segundo o pediatra, o crescimento depende, em linhas gerais, de fatores genéticos, nutricionais, hormonais e psicossociais. O diabetes interfere diretamente nos fatores nutricionais e hormonais e indiretamente nos psicossociais. Dietas altamente restritivas, com baixas calorias e excesso de proteínas resultam em impacto negativo no crescimento e na função renal, porque muita proteína pode causar problemas aos rins. “Dietas com muita restrição também provocam efeitos sobre o emocional e prejudicam a qualidade de vida da pessoa”, diz Arrais.

No aspecto hormonal, o adolescente que está em crescimento sofre ainda os efeitos do hormônio do crescimento. Na puberdade, há interferência também dos hormônios sexuais, como a testosterona e o estrogênio. Como os hormônios se interrelacionam, é preciso, nessa fase, fazer ajustes freqüentes na dosagem da insulina para que o crescimento ocorra de forma ideal.

“As doses de insulina podem até dobrar nesse período, em comparação com a fase infantil”, informa o pediatra.

Para ajustar as doses, é preciso contar com registros constantes dos testes de glicemia e com o teste de A1C. Além disso, Arrais adverte que é necessário ficar atento aos aspectos emocionais, já que o adolescente muitas vezes passa por um período de negação da doença ou de negligência, como busca de afirmação ou de identificação com seu círculo de amizades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de