Pular para o conteúdo principal

Pés: A sobrecarga sob a planta dos pés é a vilã das lesões em pacientes diabéticos

Segundo estudo do Ibope - Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o Brasil possui atualmente 13,4 milhões de diabéticos. O número é alarmante. A doença pode afetar qualquer pessoa independente da idade, sexo ou raça. Além de apresentar inúmeras complicações. A neuropatia diabética é uma delas e acontece quando os nervos e os vasos sanguíneos do paciente sofrem lesões devido ao excesso de glicose no sangue, o que acarreta alterações na sensibilidade e na movimentação adequada dos pés.

O cuidado com os pés é fundamental para o diabético. Geralmente, quando acontece uma lesão no local, a pessoa não sente. E devido a má circulação a cicatrização fica comprometida. Assim, com o tempo essas feridas se transformam em úlceras. De acordo com o fisioterapeuta da Pés Sem Dor, Francis Trombini, essa condição acomete 70% dos pacientes com mais de 60 anos e 85% das amputações são precedidas por úlceras. “Ao longo da vida dos diabéticos a incidência desse problema é de 25%, ou seja, um a cada quatro portadores desenvolvem úlceras nos pés”, afirma.


O especialista explica que a sobrecarga imposta à sola dos pés do diabético neuropata é um dos fatores de grande predisposição ao surgimento dessas úlceras plantares, podendo resultar em amputação do pé, dedos e até mesmo da perna. “Isso acontece, pois o paciente não sente as possíveis pressões e dores nos pés ao caminhar no dia a dia. Então, não corrige o jeito de andar, nem adapta sua pisada. O acompanhamento médico e a avaliação das pressões plantares são de extrema necessidade para evitar diversos problemas,” alerta Trombini.

Cerca de 8% dos clientes atendidos em 2013 pela Pés Sem Dor são diabéticos. Uma das recomendações do fisioterapeuta é o uso de palmilhas especiais. O objetivo é diminuir as pressões plantares e deste modo tratar ou até mesmo prevenir essas complicações. Os pacientes diabéticos devem também optar por calçados fechados, macios, confortáveis e com solados rígidos, que ofereçam firmeza. Outra orientação é evitar sapatos apertados, duros, confeccionados em plástico, de couro sintético, com ponta fina, com saltos muito altos e sandálias que deixam os pés desprotegidos. E a utilização de calçados novos por mais de uma hora por dia até que estejam macios não é indicada. Vale lembrar que o diabetes bem controlado oferece poucos riscos aos seus portadores.

Francis Trombini – fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Biomecânica da Locomoção Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP.

Comentários

  1. Mas eu queria pedir um favor aqui também, estamos desenvolvendo um projeto muito interessante na Universidade Federal do ABC, onde ele estuda engenharia, e este projeto visa contribuir com o desenvolvimento tecnológico em prol do bem estar do diabético com melhorias no tratamento, incentivando colegas e professores doutores a pesquisar e dar continuidade no desenvolvimento de tecnologias que já estão em estudo na UFABC.
    Então se você é portador do Diabetes Mellitus tipo 1 e residente no estado de São Paulo, peço que invista menos de 5 minutos para responder esse questionário, ou por gentileza compartilhe no seu blog, se possível.

    Obrigada.

    https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dGNPanFfY0JzR2tRWTFhSGtwWlVFeHc6MA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O GAAD Brasil - Grupo de Apoio aos Amigos Diabéticos fica muito feliz em saber que nosso esforço e dedicação à informação deixa pessoas como você satisfeitas em comentar este assunto!

Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus...

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se...

Projeto aprovado concede benefícios a portadores de diabetes

Os portadores de diabetes poderão passar a ter direito à concessão de uma série de benefícios já previstos em lei para outras doenças. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta que altera uma série de normas garantindo aos portadores de diabetes o direito de sacar dinheiro do PIS-Pasep e do FGTS; além de garantir o recebimento de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez sem carência. A proposta também dá aos diabéticos direito a passe livre no transporte público. O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente a diabete pode levar à ocorrência de infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações. O projeto de Lei Complementar (PLS 389/08), do senador Renan Calheiros (PMDB-A...