Pular para o conteúdo principal

Cirurgia bariátrica em diabéticos tipo 2: novos parâmetros

Novas recomendações do NICE (National Institute for Health and Care Excellence), do Reino Unido, sugerem que pacientes diabéticos tipo 2 com índice de massa corpórea (IMC) de 30 podem ser elegíveis à cirurgia bariátrica/ metabólica. O órgão é o primeiro a sugerir a redução dos parâmetros. Até então, apenas pacientes com IMC acima de 35 e duas comorbidades, ou pacientes com IMC superior a 40, poderiam passar pelo procedimento. A recomendação foi realizada levando em conta o crescente número de diabéticos registrado nos últimos dez anos no Reino Unido. Essa sugestão de diretriz, a qual não é final, passará por consulta pública durante o período de um mês. Sua publicação deverá acontecer em novembro.
 
Diferentes estudos vêm confirmando que a cirurgia bariátrica/ metabólica pode gerar resultados além da perda de peso. Um estudo realizado no Brasil e publicado na revista científica Diabetes Care, com acompanhamento dos pacientes por até seis anos, demonstrou que a cirurgia bariátrica/ metabólica melhora o diabetes tipo 2 em pacientes com IMC de 30 a 35.
 
Novas recomendações do NICE para o tratamento
da obesidade sugerem que pacientes diabéticos tipo 2
com IMC acima de 30 podem ser elegíveis ao procedimento.
Estudos recentes confirmam que a cirurgia
é eficaz no controle do diabetes.
Um estudo publicado recentemente no JAMA (Journal of the American Medical Association) reforçou as evidências de que o procedimento é eficaz no tratamento do diabetes tipo 2, mesmo em longo prazo. Segundo a pesquisa, a cirurgia aumenta a chance de regressão do diabetes e diminui as complicações da doença quando comparada ao tratamento com medicamentos.
 
Algumas pesquisas anteriores já haviam indicado esses resultados. Em março, pesquisadores da Cleveland Clinic publicaram um trabalho comprovando que os efeitos benéficos da cirurgia sobre o controle do diabetes duram três anos – esses pacientes continuam sendo acompanhados por mais tempo. No estudo, quase todos os pacientes se viram livres da insulina e muitos puderam abandonar todos os remédios para controlar o diabetes. O estudo mostra ainda que os pacientes que passaram por cirurgia bariátrica/ metabólica tiveram melhora na qualidade de vida e redução na necessidade de medicações para controlar a pressão e o colesterol.
 
“Estamos entrando em uma nova era para as cirurgias bariátricas/ metabólicas, uma vez que o objetivo da cirurgia passa a ser tratar as comorbidades associadas e não apenas a obesidade. Esse tipo de procedimento é capaz de melhorar ou eliminar condições como diabetes, hiperlipidemia, hipertensão e apneia obstrutiva”, comenta o Dr. Ricardo Cohen, diretor do Centro de Obesidade, Diabetes e Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, e coordenador do estudo realizado no Brasil. “A cirurgia não apenas limita a quantidade de comida que o estômago consegue receber ou a quantidade de calorias absorvidas, como também induz a resposta metabólica de alguns receptores presentes no trato gastrointestinal”, explica.
 
Os avanços no entendimento dos processos metabólicos têm permitido a compreensão dos mecanismos que regulam o controle do peso. Hoje, sabe-se que a capacidade de perder ou manter o peso vai muito além do número de calorias ingerido e está relacionada a um sistema complexo que envolve hormônios e sinais cerebrais. Com base nesse conhecimento, a cirurgia bariátrica/ metabólica é capaz de alterar a fisiologia do corpo, mudando a programação de armazenamento da gordura, as percepções de fome e saciedade e alterando a forma como o corpo processa a ingestão e nutrientes e regula as funções metabólicas.
 
Muito mais segura
Além de trazer benefícios adicionais à perda de peso, a cirurgia bariátrica/ metabólica se tornou muito mais segura. Uma revisão de estudos, publicada no JAMA Surgery recentemente, revelou que além dos resultados positivos em relação às comorbidades associadas à obesidade, as taxas de mortalidade se mostraram muito inferiores ao que se acreditava anteriormente. De acordo com a revisão, as taxas de mortalidade variaram de 0,08% no mês seguinte à cirurgia e 0,31% após 30 dias. Já as taxas de complicação variaram entre 10 a 17%. Segundo o DATASUS, a taxa de mortalidade no SUS foi de 0,22% no ano de 2013, lembrando que as cirurgias realizadas no sistema público de saúde são abertas.
 
As baixas taxas de mortalidade em complicação em comparação com o que costumava-se ver no passado, são consequência da substituição das cirurgias abertas pelo método laparoscópico, ou minimamente invasivo. Hoje em dia, as cirurgias são feitas com a incisão de uma pequena câmera no abdômen, permitindo que o cirurgião conduza e visualize a cirurgia por meio de um monitor de vídeo. Dessa forma, os instrumentos cirúrgicos são inseridos por pequenas incisões na parede abdominal. Além de trazer uma série de benefícios a médicos e pacientes, como recuperação mais rápida, menos dor e menos tempo de internação, as cirurgias minimamente invasivas ainda representam uma economia significativa para os serviços de saúde. Hoje em dia, no Brasil, 75% das cirurgias feitas já usam o método laparoscópico, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Fonte: Johnson & Johnson Medical Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os direitos dos portadores de diabetes no Brasil?

Organizações de todo o Brasil há muitos anos vem se preocupando em esclarecer aos portadores de diabetes, familiares e comunidade em geral, que os cuidados com a diabetes envolvem a educação em diabetes, o tratamento adequado e o conseqüente acesso ao mesmo. A saúde é direito de todos e dever do Estado , segundo determina nossa Constituição Federal ( artigo 196 e seguintes), chamada de constituição cidadã, e a Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/90 (artigo 7º,I). Nesse sentido, qualquer cidadão tem o direito de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde . Uma das diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde é justamente o atendimento integral, que consiste no fornecimento tanto das ações e serviços de saúde preventivos como dos assistenciais ou curativos (artigo 198, II da Constituição Federal; artigos 5º, II e 7º, II da Lei 8080/90). Sabemos que colocar isto em prática não é fácil para o cidadão. O atendimento e a bus

ALIMENTOS - MITOS E VERDADES PARA OS DIABÉTICOS

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que é seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles. Mitos Diabético não pode comer beterraba; Diabético não pode comer batata e arroz junto; Diabético não pode comer arroz e macarrão; O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce; Substituir o leite por café; Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade; Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas; Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar; Açúcar causa diabetes; Não beber refrigerante dietético; Beber muita água dá diabetes; O diabético não pode comer aipim e nem farofa; Banana faz mal ao diabético; Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar; Fritura faz mal, mas se

10 coisas que você precisa saber sobre o diabetes

  O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes: 1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de